- Candidiase Tem Cura - http://www.candidiasetemcura.com.br -

Vitaminas para candidíase?

Essa é uma pergunta que recebemos bastante – qual a vitamina que devo tomar para curar a candidíase? – contudo, começaremos explicando que nada particularmente “cura” a candidíase, pelo menos não da forma como as pessoas esperam. Medicação antifúngica, por exemplo, como Fluconazol, tem o único objetivo de limpar o organismo do excesso de fungos como a cândida e mesmo assim, se você já passou por inúmeros tratamentos com medicação farmacêutica e ainda apresenta recorrência, você sabe que não é tão simples assim.

Para algumas pessoas que vivenciam crises esporádicas de candidíase – uma vez ou outra – os remédios farmacêuticos são plenamente eficazes, pois a causa da doença não é um problema crônico, mas ocasional, como o uso de antibióticos, uma cirurgia, um período de estresse ou uma gripe. Nesse caso, usa-se os remédios, a doença passa e só volta se as mesmas condições se repetirem no futuro.

Mas esse não é o caso de quem sofre de candidíase recorrente. Nesse caso, o problema não é causado por fatores isolados e esporádicos e sim por algo crônico no corpo da pessoa – algo que ela provavelmente desconhece ou não faz a conexão com a doença – e que se não resolvido, continuará provocando candidíase, mesmo após qualquer tipo de tratamento.

Vitaminas ajudam o corpo a se tornar mais resistente e evitam deficiências que prejudicam o funcionamento do corpo. Suplementos, contudo, não fazem milagre, nem curam doença, muito menos infecções fúngicas!

Tomar vitaminas, principalmente um comprimido de complexo multivitamínico por dia, é muito positivo em vários aspectos e pode fazer parte de um conjunto de ações combinadas contra infecções frequentes causadas por fungos como a cândida, mas sozinhas suplementos não fazem nada. É muito importante não perder perspectiva desse ponto.

É como fazer um bolo, você precisa de TODOS os ingredientes juntos, não adianta você comprar farinha e querer fazer um bolo só com farinha. Também não adianta você querer curar a candidíase só com vitaminas ou qualquer outro tipo de suplemento.

Como explicamos no livro Candidíase Tem Cura [1], é preciso primeiro identificar o que causa a doença em você. Sem essa informação, não adianta fazer nada, pois nenhum tipo de tratamento vai adiantar. Se a causa identificada for algo que possa ser positivamente influenciado pelo consumo de algum suplemento específico, aí sim, eles podem entrar como um “ingrediente” no processo de cura.

O consumo de suplementos, principalmente se for apenas um único comprimido de um complexo multivitamínimo por dia, não faz mal algum. Apenas algumas poucas vitaminas apresentam risco de hipervitaminose (quando há risco de overdose), mas tomando um único comprimido por dia, como Centrum, por exemplo, não existe risco de tomar “demais” e também não há nenhuma contraindicação.

Pode ajudar, como pode também não afetar nada. Então tome a decisão de começar a tomar vitaminas porque você compreende os benefícios gerais para a sua saúde, mas não tenha esperança de que suplementos sozinhos possam curar a cândida, como dizem… o buraco é mais embaixo!