Mais informacoes sobre o livro Candidiase Tem Cura   Entrar em contato   Acessar o livro Candidiase Tem Cura   Voltar ao indice de artigos

Corrimento vaginal: o que pode ser?



Em primeiro lugar, é preciso compreender que nem todo corrimento vaginal é sinal de que você tem alguma doença ou mesmo que há algo errado.

Muitas mulheres apresentam, em determinadas fases da vida, corrimentos que vem e vão, sem que isso esteja ligado a qualquer problema no corpo. É comum, contudo, a confusão que esse sintoma gera, pois as mulheres não são educadas apropriadamente por seus médicos com relação aos diversos tipos de corrimento e quando há motivo para preocupar-se.

O primeiro sinal de que algo pode estar errado é o odor.

Corrimento Vaginal

Corrimento com odor forte, “cheiro de peixe”, geralmente indica infecção bacterial, o que é sério e exige acompanhamento médico urgente, pois infecções causadas por bactérias, se não tratadas, podem gerar problemas permanentes no sistema reprodutor e ainda afetar outros órgãos como a bexiga e trato urinário, causando infecções urinárias.

É importante compreender que esse tipo de corrimento com odor forte não está ligado à candidiase!

Infecções causadas por cândida provocam um cheiro até mesmo agradável de fermento, como pão no forno e o odor é bem leve.

Também é importante saber que uma mesma mulher pode ter uma infecção baterial ao mesmo tempo em que apresenta candidíase, então ver um médico pessoalmente é sempre indicado para que seja determinado por um exame laboratorial de culturas quais os micro-organismos presentes na amostra retirada da vagina.

Candidíase geralmente apresenta corrimento branco ou esbranquiçado, espesso ou não, dependendo do grau de infecção. Mas é possível também ter candidíase sem corrimento algum.

Corrimento esverdeado ou amarelado, entretanto, indica presença de bactérias e mais uma vez, nesse caso, atendimento médico é altamente recomendado.

Corrimento esbranquiçado, mas “quase” transparente pode indicar simplesmente excesso de lubrificação vaginal, principalmente se não for acompanhado por outros sintomas como coceira, vermelhidão e inchaço.

Muitas mulheres se sentem incomodadas pelo excesso de secreções vaginais e partem do princípio de que isso não é normal e que “deve” ter alguma coisa errada, mas na maioria dos casos, trata-se apenas do corpo humano e suas peculiaridades, nada “anormal”.





32 Respostas para “Corrimento vaginal: o que pode ser?”
  1. Catarina:

    Tenho um corrimento persistente meio esverdeado, às vezes amarelado, ele não cheira, por isso pergunto se pode ser candidíase?

    • Equipe Candidiase Tem Cura:

      Olá Catarina,

      Nem todo corrimento é sinal de que há algo de errado. Muitas mulheres têm corrimento a vida toda e é normal, por mais incômodo que seja, às vezes o corrimento não é um problema e por não ser um problema não pode ser eliminado, é algo fisiológico do próprio corpo. Dito isso, é preciso consultar um médico para verificar se não há presença de infecções, sejam bacteriais ou fúngicas. Cândida em si, todo mundo tem, principalmente na região genital, então parte do corrimento pode ser sim fungos, mas sem que isso seja um problema, como a candidíase em si. Se você não tem sintomas como coceira, vermelhidão, dor, inchaço, é provável que o corrimento não seja nada de mais, mas mais uma vez, consulte um médico antes de tudo.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

    • didadesena:

      olá tenho 20 anos, e tenho corrimento vaginal há 2 anos ,ele arde corta da enchaço arde de mais , tenhe muito mal cheiro e venhe de mais já nao sei mais o que fazer me a juda .. já usei varias pomada mais não adiata de nada só faz melhora o enchaço e os corte ..o remédio que eu tomava era ciclo 21 parei de toma pra ver se dava uma melhorada …

      • Equipe Candidiase Tem Cura:

        Olá Dida,

        Pílula anticoncepcional causa candidíase. Você mencionou há quanto tempo você deixou de tomar… Se é muito recente, você precisa aguardar alguns meses e provavelmente, os sintomas, se forem mesmo de candidíase, vão melhorar. Contudo, você deve ver um ginecologista para fazer exames preventivos anuais.

        Atenciosamente,

        Equipe Candidíase Tem Cura

    • julia:

      corrimento tem cura de vez sim ou não !! Espero resposta !!

      • Equipe Candidiase Tem Cura:

        Olá Julia,

        Corrimento em si não é um problema e na maioria dos casos é absolutamente natural, toda mulher em idade fértil tem corrimento, algumas mais, outras menos. É preciso, contudo, determinar a origem do corrimento e ver se é alguma infecção ou não. Corrimento de longo prazo, ou seja, aquele corrimento que você sempre tem não é doença, é normal e não pode ser eliminado. Um creme vaginal bom para reduzir o corrimento de infecção, seja bacterial ou fúngica, é o Crevagin. Você pode usar esse creme e ver se há diminuição no corrimento, mas eliminá-lo completamente, isso é impossível.

        O ideal, contudo, é que você consulte um ginecologista e faça todo ano o exame papanicolau, em que é identificado também se há presença de micro-organismos nocivos na flora vaginal.

        Atenciosamente,

        Equipe Candidíase Tem Cura

  2. Patrícia:

    Boa tarde,

    Estou com muitas dúvidas, já nao sei que fazer :(
    Tenho um corrimento persistente mas ao contrário da catarina o odor e insuportável. Primeiro recorri ao Hospital privado e o medico receitou-me 3 óvulos e uma pomada para usar em 3 dias , mas nao fez efeito nenhum. Passado um mês recorri a um ginecologista e ele disse-me que estava com uma candidiase e que isto ia aompanhar-me para toda a vida. Receitou-me uma pomada(ginocanesten creme) e 10 comprimidos para o casal( 4 para o meu namorado e os restantes para mim). O mal é que melhorou alguma coisa depois de acabar o tratamento mas depois de 3 /4 dias voltou novamente tudo ao normal. Não sei mais o que fazer. Não me consigo livrar disto :( Ainda por cima sou uma pessoa que tenho imenso cuidado com a higiene intima.
    O que é que eu posso fazer para me livrar de vez desta candidiase vaginal?

    • Equipe Candidiase Tem Cura:

      Olá Patrícia,

      Recomendamos que você leia o livro Candidíase Tem Cura primeiro para compreender melhor a doença. É importantíssimo compreender que ficar fazendo tratamentos aleatórios não adianta nada, pois é preciso saber o que causa a doença em você, qual o seu caso específico e isso nenhum médico pode ajudar, só você mesma pode descobrir. É por esse mesmo motivo que não temos como te indicar o que fazer, pois o que você deve fazer depende das características específicas do seu caso e isso nós não sabemos.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  3. bruna:

    Tem um corrimento esbranquiçado as vezes amarelado espesso por uns 2 anos e meio mais há uns 4 meses atrás o odor está fortissimo. O que pode ser ?

    • Equipe Candidiase Tem Cura:

      Olá Bruna,

      Se você tem esse corrimento já há anos e não tem nenhum outro sintoma, é provavelmente algo natural, fisiológico do seu próprio corpo. Apesar de incômodo, a maioria dos corrimentos são inofensivos, mas também não há nada que se possa fazer para se livrar deles caso seja mesmo um caso fisiológico. Nesses casos, é preciso verificar o que pode estar aumentando a quantidade e espessura do fluído vaginal, que pode ser algo na sua dieta e estilo de vida. Ajustando a dieta é possível diminuir esse tipo de corrimento, mas se for algo do seu próprio corpo, não é possível eliminar completamente. Muitas mulheres passam por períodos em que apresentam maior corrimento do que em outras fases da vida, talvez isso passe naturalmente.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      Obs. Se fose alguma doença específica, você teria outros sintomas.

  4. Julianne:

    Olá, tenho corrimento amarelado e as vezes branco, quando esta amarelado tem um odor super forte e tem uma coceira insuportável, ja usei pomadas mas nada resolveu,também tomo anti-concepcional (não sei se ajuda ou atrapalha no tratamento da doença)Uso meia calça para trabalhar e sei que isso ajuda ainda mais no corrimento. e uma vez durante minha relação com meu marido ouve um pequeno sangramento, estou preocupada. Vou passar no ginecologista mês que vem, mas queria um adiantamento.. como podem me ajudar ?

    • Equipe Candidiase Tem Cura:

      Olá Julianne,

      Corrimento em si, na maioria das vezes é natural, por mais incômodo que seja, porém, quando acompanhado de coceira, é candidíase. Contudo, não adianta você ver sua ginecologista quando não está apresentando sintomas. Não que não seja adequado você se consultar, mas não espere que ela possa dar uma solução para um problema que pode não existir no dia da consulta. Medicamentos para candidíase só funcionam quando os sintomas estão ativos e não evitam futuras crises. Como explicamos aqui neste site, a pílula anticoncepcional é o principal causador de candidíase recorrente em mulheres. Para mulheres que apresentam candidíase quando estão na pílula não há solução, tem mesmo que trocar o método anticoncepcional. No caso, o diu Mirena é o mais recomendado e não causa candidíase.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

      • Julianne:

        (Meu corrimento é frequente esqueci de citar isso)
        mas em todo caso é melhor trocar o anticoncepcional, ? tomo o Dalyne..
        e de qualquer forma irei passar no médico. obrigada !

        • Equipe Candidiase Tem Cura:

          Olá Julianne,

          Trocar o anticoncepcional não adianta, pois qualquer método hormonal causa candidíase. Se o corrimento é frequente, provavelmente é fisiológico e não está ligado a nenhuma doença.

          Atenciosamente,

          Equipe Candidíase Tem Cura

          • Julianne:

            ultima pergunta, prometo)
            Melhor coisa para eu fazer é não usar anticoncepcionais ?
            e se prevenir de outras formas como camisinha, ?

          • Equipe Candidiase Tem Cura:

            Olá Julianne,

            Infelizmente quando a mulher tem tendência para desenvolver candidíase quando toma pílula, não há nada que se possa fazer, qualquer pílula que você tomar vai causar candidíase. Como indicamos na primeira resposta, o diu Mirena é uma boa opção e protege contra gravidez por 5 anos. Outros métodos hormonais como injeção também causam candidíase.

            Atenciosamente,

            Equipe Candidíase Tem Cura

  5. Grace:

    Tenho candidiase recorrente, eu uso mirena a dois anos, tem alguma ligação? Pq antes do mirena nunca havia tido candidiase,ah! Não tenho menstruação desde a colocação do mirena, o que pra mim é ótimo, antes dele tinha menorragia.

    • Equipe Candidiase Tem Cura:

      Olá Grace,

      O Mirena não tem histórico de causar candidíase, sendo de fato, a melhor escolha para mulheres que apresentam candidíase quando tomam pílula. Dificilmente a causa é esta. É preciso estabelecer outras hipóteses e testá-las para chegar a uma conclusão mais correta. Talvez uma relação indireta da candidíase com o Mirena seja a sua reação particular a alteração hormonal que o Mirena causa, mas isso é improvável. Antes do Mirena você estava sexualmente ativa?

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  6. Ana:

    Há poucos meses adquiri candidíase. Tenho 16 anos, e ainda não tenho relações sexuais. A médica me disse então que talvez foi devido a meu sistema imunológico baixo. Na época estava sempre em período de stress. Ela me receitou a pomada cetocort e fazer banhos de assento com um pó antisséptico. Funcionou bem, curei. Mas semanas depois sempre voltava e ia, voltava e ia. Agora noto a presença de corrimento esverdeado. Ainda pode ser candidíase?

    • Ana:

      Esqueci de detalhar que apenas tem o corrimento verde com odor estranho, mas não forte. Não sinto coceira, ardência,nem nada disso. Noto também que há uma variação de cor, por exemplo: no começo do dia há uma secreção esbranquiçada, já no dia seguinte esverdeada.Amanha mesmo irei ao medico, mas tô muuito nervosa, tenho medo de ser algo grave.
      Aguardo a resposta

      • Equipe Candidiase Tem Cura:

        Olá Ana,

        Não é grave! na melhor das hiipóteses, não é absolutamente nada! Como respondemos no outro comentário, corrimento na maioria das vezes é só reflexo das alterações no corpo da mulher, de alimentação a alterações hormonais.

        Atenciosamente,

        Equipe Candidíase Tem Cura

    • Equipe Candidiase Tem Cura:

      Olá Ana,

      Nessa idade, a mulher pode passar por períodos em que apresenta corrimentos “estranhos” devido à alta flutuação hormonal. Se você não tem os demais sintomas como coceira e vermelhidão, não é candidíase. Corrimento sozinho não é candidíase, na maioria das vezes não é nada, é só o corpo e suas mudanças. Se você quiser fazer um rol de tratamento com Fluconazol para reforçar o efeito antifúngico, é uma opção. Os médicos geralmente recomendam tomar uma dose de Fluconazol por mês por 4 a 6 meses. Não faz mal, nem causa efeitos colaterais, mas é preciso prestar atenção a interações medicamentosas, inclusive com pílula anticoncepcional, então se você faz uso contínuo ou está tomando outro medicamento, consulte sua ginecologista ou informe ao farmacêutico.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  7. Myym:

    Ola,tenho 14 anos e tenho corrimento meio branca,acompanhado com um odor..Bem,não sei sé é secreção ou corrimento,mais estou preocurada..
    Oque pode ser?
    devo procurar um médico?
    pode ser alguma doença?
    obrigado

    • Equipe Candidiase Tem Cura:

      Olá Myym,

      Toda mulher depois da primeira menstruação deve se consultar regularmente com um ginecologista, mesmo que ainda não tenha começado a ter relações sexuais. Você deve ver um médico, contudo, ao que tudo indica, esse corrimento não é nada sério. Meninas na sua idade apresentam corrimento com frequência.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  8. Lely:

    Olá, tenho 15 anos há um mês ou menos tive um corrimento , ele na primeira vez veio meu esverdeado tinha um odor , passou uma semana ou dua e foi embora… só que agora voltou só que tá branco e com um odor , já vou ao ginecologista mas estou muiiiiiito preocupada . Obs: a um tempinho fiz exames saber se tinha alguma dst mas deu que eu nao tinha nada . Aí nao entendl esse corrimento ja que tenho bastante higiene . Please help me .

    • Equipe Candidiase Tem Cura:

      Olá Lely,

      Corrimento geralmente não tem nada a ver com higiene e ocorre nas mulheres mais “limpas” por assim dizer. Geralmente corrimento não é nada e ocorre com bastante frequência na sua idade. Se não há nenhum outro sintoma junto com o corrimento como coceira, vermelhidão, ardência, o corrimento em si não é nada. Pode ocorrer por diversas razões, principalmente alterações hormonais na sua idade. Sua ginecologista provavelmente vai colocá-la num regime antifúngico com medicação pois isso é padrão médico, mas não há garantia de que o corrimento vai parar.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  9. Gaby:

    Olá, tenho 19 anos e tenho um corrimento branco com odor um pouco forte, isso faz uns 3 anos já, e isso é muito ruim! Não tenho coceira, ardência e nem vermelhidao, já fui ao ginecologista ela me passou uma pomada, mas assim que parei de usar, volta de novo. Ja tomei tambem Fluconazol duas vezes, nao senti nenhuma diferenca. Tomo pilula desde meus 15 anos, tomo Ciclo 21, nunca troquei, apenas tomei injeção uma vez, mas engordei ai voltei a tomar pilula novamente. Não sei mais o que fazer, e sou uma pessoa extremamente limpa com higiene, queria saber se esse corrimento é algo grave e se tem cura e se eu trocasse minha pilula diminuiria esse problema,pois ngm merece ter isso afff, horriveeel!!!!!

    • Equipe Candidiase Tem Cura:

      Olá Gaby,

      Isso tem cara de estar sendo causado pela pílula (a injeção também causaria). Você tem sorte de não ter todos os sintomas como muitas usuárias da pílula têm. A higiene não afeta em nada o corrimento, pois ele é “fabricado” lá dentro, onde a limpeza não afeta (duchas pioram – e muito – a situação). Você pode experimentar parar a pílula por alguns meses para ver o que acontece, mas não substitua por nenhum outro método anticoncepcional nesse período, além de camisinha, para que você isole todos os fatores.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  10. Dara:

    Ola tenho 15 anos e jah sou sexualmenti ativa….desde pequena tenho um corrimento estranho as vezes amarelado e mts vezes branco…. nao tenho coceiras e nem sinto odor….isso eh normal ou posso ter algo ??

    • Equipe Candidiase Tem Cura:

      Olá Dara,

      Se você já é sexualmente ativa você precisa fazer exame preventivo todo ano. Esse exame vai mostrar se há alguma infecção persistente que possa estar causando corrimento. Corrimento é normal, mas muitas vezes é causado por leves infecções por bactérias e fungos e podem ser facilmente tratados, se identificados, com pomadas ginecológicas.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  11. didadesena:

    isso tem perigo de projudica a gravidez ,quando quizer engravida

  12. Equipe Candidiase Tem Cura:

    Olá Dida,

    A candidíase em si não prejudica na gravidez, mas o que causa ela pode também prejudicar a capacidade da mulher de engravidar, por isso é tão importante procurar a causa da candidíase e não se focar só nos sintomas.

    Atenciosamente,

    Equipe Candidíase Tem Cura

Deixe seu comentário

Current ye@r *