- Candidiase Tem Cura - http://www.candidiasetemcura.com.br -

Vacina de HPV – quem precisa tomar?

A vacina de HPV é a vacina que protege a mulher do câncer do colo de útero, quando causado pelo vírus papilomavírus. Muita gente não sabe que alguns vírus podem causar câncer! Pois é, este pode!

Mulheres ainda podem ser vítimas desse tipo de câncer por outros motivos, contudo.

Existem dois tipos de vacina disponíveis: A primeira, a bivalente, protege contra os vírus 16 e 18, os mais associados ao câncer de colo do útero. A outra é a quadrivalente, ou tetravalente, que abrange uma maior variedade do vírus e ainda protege contra verrugas genitais, causadas pelas variações 6 e 11 do vírus.

A escolha da vacina a ser tomada deve ser responsabilidade do médico, ao avaliar o caso específico e histórico da paciente.

Não é recomendado, contudo, tomas as duas vacinas.

Segundo pesquisas, a imunidade providenciada pela vacina dura pelo menos 10 anos.

Até pouco tempo, acreditava-se que somente meninas dos 11 aos 26 deveriam tomar a vacina, contudo, hoje em dia já se defende que meninas de 9 anos devem tomar a vacina pela primeira vez, antes de qualquer oportunidade de exposição ao vírus e também devido ao incremento imunológico adquirido pela vacina ao ser aplicada nessa idade. Também já se considera que mulheres acima de 26 anos podem sere vacinadas contra o HPV, principalmente se nunca tomaram a vacina.

Quem já teve HPV também pode e deve tomar a vacina, já que essa não é uma doença que ocorre uma vez na vida. O HPV não provoca imunidade.

A vacina, todavia, não protege contra todos os tipos de vírus causadores do HPV. Mesmo com essa precaução ainda é possível contrair o vírus.

A realização do exame ginecológico papanicolau anualmente é imprescindível para diagnóstico de lesões iniciais e tratamento precoce.