- Candidiase Tem Cura - https://www.candidiasetemcura.com.br -

Por que a candidíase sempre volta?

Se você sofre de candídiase já há algum tempo e já passou por tratamentos convencionais com medicamentos como Fluconazol (Diflucan) e pomadas locais, você sabe por experiência própria que esta abordagem para o tratamento da candidíase, quando repetitiva, simplesmente não funciona. Você pode não saber o porquê, mas sua experiência com a doença o faz questionar por que sua candidíase sempre volta?

Na realidade, na maioria dos casos, não é uma questão da doença “voltar”, mas simplesmente de desenvolver-se novamente devido às condições propícias que não foram endereçadas durante o tratamento da primeira crise. Veja bem, remédios farmacêuticos funcionam perfeitamente para curar a candidíase, não é o caso dos remédios não funcionarem, eles funcionam sim. O problema é que a candidíase é uma doença secundária, assim como por exemplo, a gripe ou resfriados comuns. Você pode pegar resfriados diversas vezes na vida, não pode? E você não diz que seu resfriado “voltou” quando fica doente de novo, 3 meses depois de curar um resfriado anterior, não é mesmo? Você entende que alguma coisa em seu corpo permitiu com que você ficasse resfriado e a situação se repetiu novamente, 3 meses depois. O mesmo raciocínio deve ser aplicado à candidíase. A candidíase não “volta”, você é que não tratou adequadamente a “causa” da doença!

Vamos ver um caso prático:

Acompanhamos um caso de um paciente que sofria de intolerância a fermento. Ele não fazia a menor ideia, contudo. Intolerâncias alimentares não são como alergias, o corpo não reage imediatamente à ingestão do alimento. Intolerâncias também se desenvolvem ao longo do tempo, então quando a pessoa pensa em seu histórico, ela tem dificuldade para identificar possíveis alimentos causadores de intolerância, pois alimentos que ela consumiu a vida inteira sem problema algum podem estar ocasionando reações somente agora. Esse paciente tinha um nível de “tolerância” a alimentos com fermento (ou fermentados), como pão, cerveja e inúmeros ingredientes em alimentos industrializados. Ele podia ingerir esses alimentos até um certo limite sem problemas, isso o impediu de identificar a causa de sua candidíase durante anos. Ele fazia uso de medicamentos farmacêuticos e tratava os sintomas, mas a doença sempre aparecia novamente, com intervalos irregulares. Os médicos nunca cogitaram qualquer “causa” para a doença, sempre receitando os mesmos medicamentos. Esse paciente lutou com a candidíase dessa forma durante mais de 20 anos!

O paciente recebeu uma recomendação de um amigo para ver o médico William Cook, um dos pioneiros no estudo da candidíase nos EUA. O Dr. William começou então a realizar diversos testes a fim de investigar a causa real da candidíase desse paciente, que jamais seria “curada” com medicamentos.

A identificação de intolerâncias alimentares é um processo lento e difícil, mas é possível descobrir se algum alimento provoca reações ao manter a disciplina na alimentação e um diário em que você registra tudo o que ingere, colocando grupos de alimentos em uma rotação organizada. Explicamos esse processo em detalhes no livro Candidíase Tem Cura.

Ao passar por esse processo, ficou claro que o problema do paciente era uma reação ao acúmulo do consumo de alimentos com fermento (ou fermentados). Ele descobriu que podia ingerir esses alimentos numa rotação para não atingir o limite que causava as reações. Ao organizar melhor então, sua dieta alimentar, ele se livrou da candidíase. Agora, isso nunca teria acontecido se ele tivesse continuado a pensar que a candidíase poderia ser curada diretamente, fosse com remédios farmacêuticos ou naturais.

A maioria dos casos de candidíase recorrente é causada por algum fator similar a esse caso. Nem todo mundo sofre de intolerância alimentar, mas os casos são comparáveis. Algumas pessoas sofrem de alergias (uma situação diferente do caso de intolerância), outras têm dificuldade para manter a imunidade em dia, outras se expõem com frequência a elementos externos que causam a candidíase, como mofo e bolor. Enfim, é preciso compreender que a candidíase é apenas um crescimento exagerado de um fungo que já existe no corpo de todo mundo e esse crescimento ocorre por um motivo específico no seu caso particular. Descubra esse causa e você se livrará da candidíase.