- Candidiase Tem Cura - https://www.candidiasetemcura.com.br -

Causas da Candidíase Vaginal

A candidíase (infecção causada pelo fungo cândida albicans) se dá quando este fungo se prolifera no organismo ou em determinada parte do corpo. Este crescimento ocorre quando, por algum motivo, o organismo do hospedeiro não consegue se defender da multiplicação agressiva da cândida. Normalmente nossos anticorpos e as bactérias “amigas” (conhecidas como lactobacilos vivos ou probióticos) em nosso corpo lutam contra estes organismos inimigos constantemente ou mantém a população de microorganismos em equilíbrio ao proporciorem competição natural por espaço e alimento com a cândida.

Se nosso sistema imunológico, entretanto, estiver em baixa, a cândida se aproveita da oportunidade para se multiplicar e se espalhar. Outra causa frequente da candidíase vaginal é também o excesso de açúcar no sangue que pode ser causado por diversos fatores como alimentação rica em açúcar, uso de pílula anticoncepcional que eleva o nível de estrogênio e diabetes ou mesmo alto índice de triglicerídeos que pode levar à diabetes no futuro. Ainda podemos citar o desbalanço do pH da área vaginal que pode se tornar muito ácido permitindo com que a cândida se prolifere com maior facilidade. Essa acidez pode ser também causada por má alimentação com alimentos que acidificam o organismo como um todo.

 

Causas da candidíase mais frequentes:

– Uso de antibióticos;
– Dietas alimentares ou alergias a certos alimentos;
– Alimentação pobre em nutrientes e rica em açúcar;
– Anemia;
– Uso de medicamentos com corticóides;
– Gravidez (devido ao aumento de estrogênio);
– Stress;
– Ansiedade;
– Privação de sono;
– Pílula anticoncepcional (assim como na gravidez, devido ao aumento do nível de estrogênio);
– Uso de cremes e produtos na área vaginal;
– Duchas vaginais.

A cândida pode atacar pessoas de qualquer idade já que está ligada ao sistema imunológico basicamente, e não é uma doença sexualmente transmissível como muitos acreditam. É sim possível transmitir a cândida através do ato sexual, principalmente da mulher para o homem. O contrário no entanto, é raro. Crises de cândida nas mulheres quase em todos os casos está ligada à mudanças nas defesas de seu próprio corpo, nível de açúcar no sangue ou alterações hormonais que alteram o pH da área vaginal.