- Candidiase Tem Cura - https://www.candidiasetemcura.com.br -

A pílula anticoncepcional pode causar candidíase?

Sim, não só pode, como é a principal causa de candidíase em mulheres sexualmente ativas. Mas como isso acontece e por quê?

A pílula anticoncepcional funciona fazendo o corpo pensar que a mulher está grávida, portanto, imitando certas condições que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez. Uma dessas condições é o aumento do nível de estrogênio. A candidíase é extremamente comum durante a gravidez por esse motivo e a pílula imita a mesma condição.

O estrogênio é um hormônio que provoca o aumento do nível de açúcar no sangue, daí também o efeito colateral do aumento de peso tanto na gravidez quanto ao utilizar pílulas anticoncepcionais. Algumas mulheres não tem a tendência a ganharem peso na pílula pois seu corpo não responde ao estrogênio da mesma forma, acumulando glicose (açúcar) no sangue. Essas mulheres tendem a não ter candidíase ao tomarem a pílula ou mesmo durante a gravidez.

Para as mulheres que têm a tendência a responderem ao estrogênio acumulando açúcar, os efeitos colaterais são muitos, a candidíase parece ser o menor deles. O aumento do nível de açúcar no sangue tem efeitos muito negativos no corpo humano. Um alto nível de triglicerídeos pode causar problemas cardíacos, arteriais, obesidade, diabetes, entre outros problemas de saúde. Muito açúcar no sangue também afeta o sistema imunológico, pois o açúcar impede que as células absorvam vitamina C corretamente.

A cândida por sua vez (seja de qualquer espécie, albicans, sp, etc.) se beneficia muito desse quadro, pois além de ser um fungo que se alimenta de açúcar, é também oportunista, tirando vantagem da imunidade comprometida.

Infelizmente não existe uma “fórmula” para contornar o problema da candidíase causada pelos anticoncepcionais. Cada mulher deve realizar testes consigo mesma para ver qual o nível de estrogênio que seu corpo tolera sem responder com aumento do nível de açúcar no sangue. Algumas mulheres conseguem resolver o problema mudando a pílula para uma marca com menor quantidade de estrogênio. No entanto, há mulheres que não toleram o mínimo aumento no nível de estrogênio, seu corpo responde imediatamente com ganho de peso e candidíase. Para essas mulheres recomendamos buscar outro método anticoncepcional como DIU, que hoje em dia é seguro até mesmo para mulheres que nunca tiveram filhos. Outros métodos que envolvem hormônios como Depo Provera são similares à pílula e devem ser evitados por mulheres que não se adaptam à pílula.