JUNTE-SE AOS MAIS DE 15.000 LEITORES QUE JÁ CURARAM A CANDIDÍASE CONOSCO

 
Nome (opcional) 

 

Política de Privacidade: Respeitamos a sua privacidade. Não compartilhamos com outros sites ou empresas os e-mails nossos assinantes, nem enviamos spam.

O que é a candidiase?



A candidíase é uma infecção causada pelo fungo candida albicans que atinge milhões de homens e mulheres, de todas as idades em todo o mundo. A candidíase se dá quando há um crescimento anormal de um fungo normalmente presente em nosso organismo.

Este fungo, em níveis normais, vive em nosso organismo sem causar maiores danos. Ao encontrar ambiente propício para sua reprodução entretanto e sem encontrar muita resistência (sistema imunológico fraco), o fungo se multiplica em níveis que causam os sintomas que são conhecidos como as crises de candidíase.

O que é candidíase?

Num organismo saudável, este fungo raramente encontra oportunidade para se multiplicar de forma preocupante, por isso crises de cândida geralmente ocorrem quando, por algum motivo, seu sistema imunológico não está funcionando 100%. Dietas para perda de peso, uso de antibióticos, stress intenso, uso de medicamentos com corticóides, uso de pílula anticoncepcional, anemia, enfim, diversos são os motivos pela qual seu sistema imunológico pode abrir uma brecha para a reprodução desenfreada da cândida albicans. A ponta do iceberg são os sintomas que você apresenta. A candidíase pode atacar basicamente qualquer parte do corpo, desde as juntas, músculos, cérebro, intestino, até os casos mais conhecidos como a área vaginal, bucal (sapinho) e peniana.

Em casos de candidíase recorrente é necessário uma observação mais profunda das causas das reincidências. A cândida pode estar ativa em alguma outra parte do seu organismo (como em seus intestinos) e raramente seu médico irá disgnosticá-la. Outros casos são causados por condições não relacionadas à candidíase como alergias, uso de pílula anticoncepcional, má alimentação, obesidade, uso de antibióticos, outros medicamentos como corticóides ou antidepressivos ou mesmo condições como diabetes, lúpus e AIDS.

É importante compreender que a candidíase não se pega e principalmente não é uma doença sexualmente transmissível, sendo a transmissão possível, porém não comum, já que a cândida já vive na pele de todos nós – não existe uma “contaminação” de fato, no entanto, a pessoa predisposta (sistema imunológico comprometido) pode acabar desenvolvendo sintomas ao ter contato com uma quantidade muito grande de cândida, justamente o que ocorre durante uma relação sexual com uma pessoa com sintomas ativos de candidíase. Essas crises, no entanto, dado que o sistema imunológico da pessoa dê conta de superar a proliferação da cândida, logo passa e a pessoa não tem mais problemas. No caso de outras doenças transmissíveis, a transmissão ocorre quando um microorganismo estranho ao corpo é transmitido de uma pessoa para outra. Não é o caso da candidíase, pois a cândida não é um organismo estranho, todo mundo têm cândida na pele, no trato digestivo e nos genitais. A candidíase é apenas um caso de super crescimento da população desse fungo.





Perguntas e Respostas / Comentários

REGRAS PARA COMENTÁRIOS

1. Dê uma lida no conteúdo do site antes de fazer uma pergunta! A maioria das dúvidas já estão esclarecidas nos inúmeros artigos e perguntas já respondidas.

2. Respeite os outros comentaristas e autores. Comentários com linguagem inapropriada ou ofensivos com relação aos outros comentaristas ou aos autores não serão aprovados.

3. Seu comentário (ou pergunta) permanecerá em status de moderação até que seja respondido por um autor e não aparecerá no site até então. Por favor não poste sua pergunta repetidas vezes caso não veja o comentário no site, apenas aguarde a moderação.

4. Postagem de links é expressamente proibida. Comentários com links não serão aprovados e serão excluídos.

179 Respostas to “O que é a candidiase?”
  1. maria jose says:

    Foi muito importante essa matéria!Tirei muitas dúvidas!!Obrigada!!!!

  2. kleverton says:

    tenho feridas na pele qe cobreo penis!! jafiz exames e ñ deu nada pode ser candidiase??

    • Editor says:

      Olá Kleverton,

      Infelizmente não podemos ajudá-lo com um diagnóstico com base somente nas informações que você nos forneceu, isso seria irresponsável da nossa parte. Diagnósticos sempre devem ser feitos pessoalmente por médicos ou profissionais competentes. Procure obter uma segunda ou terceira opinião profissional, já que a candidíase é realmente uma doença difícil de ser diagnosticada e muitos médicos não dão a atenção necessária em seu diagnóstico e tratamento.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  3. gersica says:

    como posso diaguinostica que tipo de candidiase tenho?

    • Editor says:

      Todos os tipos de candidíase são facilmente identificáveis pois são localizados em órgãos específicos do corpo. Apenas a candidiase intestinal é muito difícil de ser diagnósticada e não existem exames capazes de diagnosticarem-na de forma precisa. Muitos médicos, inclusive, nem sequer consideram a candidíase intestinal, deixando o paciente por conta para se auto-diagnosticar e tratar-se. Essa forma de candidíase geralmente é diagnósticada por eliminação. Faz-se um check-up geral e ao verificar-se que não há outra doença presente, porém, os sintomas são constantes, há possibilidade de que o problema seja candidíase intestinal. Para todos os demais tipos de candidíase, recomendamos um diagnóstico feito por médico pessoalmente, principalmente a candidiase genital para evitar confundir com outras doenças que afetam essa área.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  4. Ana says:

    Eu ja tomei remedios, usei poamadas, ela para por um tempo e volta depois, ela coça e quando eu olho minha vagina no espelho e tento ver, com uma certa dificuldade minha vagina laaa dentro esa meia branca, os medicos falam que enormal, mas depois volta, o que devo fazer? respodem no meu e-mail por favor
    desde ja, obrigada

    • Editor says:

      Olá Ana,

      Você precisa descobrir o que está causando a sua candidíase. Em casos de recorrência como o seu, a candidíase é apenas um reflexo de outro problema em seu corpo que está baixando sua imunidade. Tratar a candidíase diretamente nesses casos, seja com pomadas ou medicação é inútil, pois como a candidíase é apenas um reflexo, é preciso descobrir e tratar o problema que está afetando sua imunidade.

      Isso não é um processo fácil, nem simples, não poderíamos ajudá-la através desse canal de comunicação. A descoberta da causa da candidíase é geralmente algo que só mesmo o paciente sozinho pode fazer, pois depende de longa observação do próprio corpo, hábitos e alimentação. O livro Candidíase Tem Cura cobre bem esse assunto e ensina como descobrir a causa e o que fazer em cada caso específico.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  5. Anônimo says:

    quanto tempo após a relação sexual com um parceiro contaminado em período de crise os sintomas da candidíase aparecem?

    • Editor says:

      A candidíase não é uma doença sexualmente transmissível, sendo a transmissão sexual extremamente rara. A candidíase é uma doença causada pela baixa imunidade da pessoa, que permite com que o fungo cândida albicans, que vive normalmente no corpo de todos os mamíferos, se reproduza em excesso e cause a inflamação que chamamos de candidíase. Alguns pesquisadores inclusive consideram que a transmissão sexual da candidíase é apenas um mito, jamais ocorre.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  6. Ana says:

    Eh eu sei, to untando dimdim ainda pra comprar esse livro, que no momnto nao tenho :s ela me atacou de novo, nao para de coçar u fico loucaa, nao sei mais o que faço, acabo passando a pomada pra tentar me aliviar, eu sempre comi as mesmas coisas, mas estou um pouquinho a cima do peso…nesse caso como que se trata, tem q ver uma soluçao, eu nao aguento mais..me ajudem por favor

    • Editor says:

      Olá Ana,

      Só você mesma pode descobrir qual a causa de sua candidíase e começar a tomar providências a partir do que descobrir, pois o processo de diagnóstico da causa é complexo, não é algo que possamos ajudá-la já que a candidíase pode ser causada por inúmeros fatores. Seu excesso de peso não está causando a sua candidíase, mas o que você come pode incluir algum alimento que pode estar desencadeando uma alergia. Veja que alergias se formam em pessoas que comem sempre a mesma coisa, essas alergias se formam aos poucos e é a acumulação da exposição ao alimento que faz com que o corpo comece a rejeitá-lo. Mas isso é apenas um dos fatores que podem desencadear a candidíase, pode não ser o seu caso.

      Mesmo não podendo comprar o livro, procure descobrir o que está baixando sua imunidade. Busque informações sobre o sistema imunológico, aprenda quais são os fatores que podem comprometer a sua saúde. É a partir daí que você pode ter embasamento para diagnosticar a causa do seu problema. Infelizmente, esse é o tipo de coisa que é muito difícil alguém poder te ajudar, mesmo um médico pessoalmente não poderia lhe ajudar, pois o diagnóstico de causa exige auto-observação e isso só pode ser feito pela própria pessoa, já que pode levar um bom tempo.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  7. Ana says:

    Eu irei fazer um teste de alergia pra saber se tenho alergia ah alguma coisa, eu sempre como as mesmas coisas, mas vou reprar se eu comendo algo ela ataca, tem um mes +/- que curei e ela volto de novo, vou passar a reparar

    • Editor says:

      Olá Ana,

      Esse teste é bom, mas fique atenta pois existem algumas alergias leves demais para serem identificadas em exames. Há também a possibilidade de que sua alimentação seja muito rica em açúcar e carboidratos e em geral, enfraquecer seu sistema imunológico. Há muitos casos de candidíase causados pela alimentação inadequada sozinha, sem alergias associadas.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  8. ROSEMEIRE says:

    Olá as vzs antes e depois da menstruação me coça demais fico irritada eu tb tomei remedios eu e meu marido passei pomada mas depois voltou..ja mudei de ginecologista achando que ela não tava acertando. enfim fiz e faço de tudo nunca tive isso.,e agora e direto.
    sei que açucar não e bom e eu como doce demais. vou ate manerar..
    mas não tem alguma solução mais rapida
    obrigada

    • Editor says:

      Olá Rosemeire,

      Você está cometendo o erro que 99% das mulheres cometem que é tratar a candidíase diretamente. Os médicos infelizmente não ajudam pois também tratam a candidíase diretamente com medicamentos e pomadas. A candidíase é uma doença que se manifesta devido a baixa imunidade da pessoa. Para curar a candidíase você precisa descobrir qual é o outro problema em seu corpo que está prejudicando sua imunidade e tratar ou neutralizar o problema diretamente. Além disso, tomar providências para fortalecer a imunidade só ajudam a tornar seu corpo um lugar hostil para a cândida. O livro Candidíase Tem Cura explica em profundidade como descobrir a real causa da sua candidíase e também como fortalecer o seu corpo.

      Veja a candidíase como a gripe, se a pessoa tem o corpo fraco e tem propensão a pegar gripes e resfriados, não adianta ficar tratando cada episódio isoladamente, é preciso fortalecer o corpo para que o próprio corpo se encarregue de não se deixar mais ser afetado por resfriados. Com a candidíase é a mesma coisa.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  9. jeane says:

    Ola!gostaria de saber se tem algum madicamento bom para isso?

    • Editor says:

      Olá Jeane,

      Não há medicamento que cure a candidíase. Lendo mais aqui nesse site, incluindo os outros comentários e respectivas respostas você pode compreender melhor que a candidíase é uma doença secundária, ou seja, ela e causada pela baixa no sistema imunológico, que é consquência de outro problema no corpo, pode ser uma alergia que você desconhece ter, pode ser muito stress e ansiedade, pode ser má alimentação, ou até mesmo uma combinação de diversos fatores. São esses outros problemas que você precisa tratar, não a candidíase. A candidíase deixará de ser um problema quando seu sistema imunológico for forte o suficiente para manter a população de cândida sob controle.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  10. mary says:

    Gostaria de saber porque antes da menstruação, esse fungo volta com mais força.
    Pois já foi diagnosticado, que tenho esses fungo da cândidiase?
    Por favor me ajudem, a entender?

    • Editor says:

      Olá Mary,

      Durante o período menstrual (incluindo logo antes e logo depois) há uma mudança no pH da vagina que predispõe o crescimento da cândida. Faça uso de probióticos (lactobacilos vivos), há diversas fontes disponíveis no Brasil, sendo a mais comum o kéfir. Trabalhe também no fortalecimento do seu sistema imunológico.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  11. Mena C F says:

    Gosraeia de saber mais sobre candidíase vaginal e o efeito das pomadas,principalmente as antifungicas?

    • Editor says:

      Olá Mena,

      A candidíase vaginal pode ter diversas causas, e muitas vezes é resultado de uma conjunção de diferentes fatores e não de um só como muitas mulheres acreditam. Os fatores indicados pela medicina geralmente são muito pequenos e irrelevantes como uso de calça apertada, calcinhas de nailon, etc. Stress e ansiedade são fatores comuns que afetam e somam nesse conjunto de fatores que causam a candidíase em mulheres, mas também não podem ser considerados os únicos. Mudanças de pH na vagina, alergias e alimentação rica em açucar também são fatores fortes. As crises de candidíase geralmente são ocasionadas quando 2 ou mais desses fatores atuam juntos no corpo. As pomadas não fazem mais do que aliviar os sintomas e ajudar a acabar com a crise atual. Se a candidíase é recorrente, o uso de pomadas é irrelevante, pois é preciso descobrir a causa da candidíase (alergias, má alimentação, outras doenças, stress, etc.) e trabalhar para neutralizar esse problema.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  12. ananda says:

    Olá, nunca tive isso, nem meu namorado, tivemos relaçao sexual desprotegida no final de semana e no começo da semana os dois com a coceira infernal, inchaço, e ele começo a escama a cabeça do penis, e eu tive um corrimento parecido com leito (coalho), ele estava no fds com ataque de renitee começo de gripe, e eu estou com gripe!
    Eu posso ter pego esse fungo, ou ele é do corpo mesmo?
    Eu posso ter passado para o meu namorado?
    Eu vou ter isso sempre que minha imunidade baixar?
    Como posso tratar?

    muito obrigada pela atençao!

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Ananda,

      A cândida é um fungo que vive normalmente no corpo e se manifesta através da inflamação conhecida como candidíase no corpo de pessoas com a imunidade debilitada. Não é possível dizer “quem passou pra quem” até porque a transmissão da candidíase é rara, além do fato de que a pessoa não precisa “pegar” candidíase de outra pessoa, ela pode desenvolver a doença sozinha e o fato de ambos estarem gripados é um indício de que isso pode ter ocorrido de forma independente. Se essa é a sua primeira crise de candidíase procure um médico e siga as orientações para tratamento com medicação mesmo. O que propomos aqui, o tratamento sem remédios, é apenas para quem tem candidíase recorrente.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  13. girlene says:

    gostaria de saber se candidiase faz com q o rosto fique cheio de caroçinho parecido com espinha. é pq o medico diagnosticou que eu tenho candidiase?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Você deve consultar um dermatologista para que os exames adequados sejam feitos em sua pele. A candidíase em si não causa esse problema.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  14. mayara says:

    tenho pela segunda vez uma crise de candídíase,o interessante é que afetou minha pele causando umas bolhas amarelas e depois ficaram avermelhadas e também minha vagina com um corrimento pastoso tipo ‘coalhada’, e estou um pouco assustada porque tenho apenas 19 anos, tenho uma vida ativa sexualmente com meu namorado. O que posso fazer pra evitar ao máximo essas crises?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Mayara,

      A candidíase está muito ligada à alergias e pode ser que as erupções de pele que você teve tenham sido uma reação alérgica que simultamente desencadeou a candidíase (isso é realmente muio comum!). Recomendamos que você leia o livro Candidíase Tem Cura para que você compreenda melhor a doença e saiba como identificar se o que você teve realmente foi uma reação alérgica e o que fazer.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  15. Mônica says:

    Olá!
    Tive cândida uma vez em Janeiro de 2009, agora por eu ter passado por uma situação de stress muito grande, ela reapareceu. E com tudo!
    Mas eu tava tendo um corrimento azul, porque eu usei aquelas bolinhas que dissolvem na vagina, mas li que é normal essa coloração e o corrimento.
    Será que a bolinha contribui para a proliferação? Ou foi o stress mesmo? Pode-se considerar como candidíase crônica?
    Obrigada.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Mônica,

      Ao que tudo indica você não tem candidíase crônica não! Se você consegue identificar bem a causa dessa crise e atribuí-la a uma situação fora do normal de stress que ocorreu em sua vida, isso mostra apenas que seu sistema imunológico se enfraqueceu temporáriamente e permitiu a proliferação da cândida. Crises de candidíase relacionadas a eventuais momentos de stress, uso de antibióticos e cirurgias são comuns. Não se preocupe, essa crise vai passar e seu corpo irá se recuperar. Há mulheres que tem a tendência de desenvolverem a candidíase esporadicamente a cada vez que seu sistema imunológico sofre um ataque (uma gripe forte, uma situação de stress, etc). Isso não significa que a pessoa tenha candidíase recorrente, a não ser que as crises ocorram com muita frequência, o que não parece ser o seu caso. Quanto às bolinhas azuis, não as conhecemos, por isso não podemos dar uma opinião.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  16. tá mais tem que mudar a alimentação ,para se recuperar ,e quando voce já ta “curada” da candidiase as bolinhas somen ?

  17. Anne karoline says:

    estou aki por que tabem estou passando por esse pobleema ..nor meu caso e assim eu comesei ate escorrimentor branco de branco ficou amarelo e depois foie piorando tendo mal cheiro e me incomodando com coseiras ..etc fuie no ginecoligista e confirmo q eu estava com candidíase sp estou mt nervosa pois sou nova so tenho 16 anos e naum entendo muito dese tipo de candidise .. alem de ser a imunidade isso pode teer causado por relaçoã descuidada ? comesando o tratamento o resutado e imediato? agradeço des de jaaá!

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Anne Karoline,

      A candidíase não é causada por relações sexuais, mas sim por fraquezas em seu próprio corpo. O tratamento em si não é algo específico que você irá fazer, não é um “procedimento”, mas sim um raciocínio. Você deve descobrir a causa exata da sua candidíase e reverter ou neutralizar esse processo. Qualquer tratamento que foque-se diretamente na candidíase é ineficaz, por isso esse não é um tratamento para a candidíase em si, mas para seu corpo todo. O tempo de recuperação varia infinitamente de caso para caso, não é possível dizer como será para você. A rapidez do resultado na verdade, depende da velocidade em que você consegue neutralizar o fator que está causando a doença em você.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  18. Jordenia says:

    Tenho 17 anos, e comecei minha vida sexual a pouco tempo, e a um mes mais ou menos eu to com uma coseira infernal na vagina, com muito corrimento, eu sempre tive corrimento, mais era bem menos, e tambem apareceu uma coseira nas axilas com uma mancha avermelhada, que costuma arder. Fui a uma ginicologista e ela me passou remedios pra tomar e uma pomada chamada candicort e tambem pediu alguns exames, mais nao disse o q eu tinha. Acho q minha coseira na vagina e candidíase, nao é?? Mais é a alergia das axilas, pode ser isso tambem?? Na minha familia tem casos de pessoas com essa doença, minha mae e minha avó, isso pode ser transmitido de pai pra filho?? Posso contaminar meu namorado?? Posso ter pego dele?? Ele nao ta com nenhum sintoma, mais essa doença pode ficar encubada nele e desenvolver em mim por eu ter um sistema imunologico mais fraco?? Mesmos nao estando sentindo nada, pelo fato deu estar com essa doença ele precisa fazer exames pra saber se pego isso tambem??

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Jordênia,

      Dê uma olhada nos outros artigos e respostas nossas aqui no site para que você possa entender melhor o que é a candidíase. Como explicamos em uma série de respostas, a candidíase não se pega, ela se desenvolve em seu próprio corpo devido à baixa imunidade, entre outros fatores que permitem que a cândida, que é um fungo que vive normalmente no organismo de todo mundo, se desenvolva em excesso causando a infecção conhecida como candidíase. A transmissão da candidíase é rara e só ocorre se a outra pessoa tiver um sistema imunológico extremamente debilitado, por isso a hipótese de você ter pego do seu namorado é muito fraca, assim como a possibilidade de você passar pra ele. Esse não é o tipo de doença que fica “incubada” pois a cândida já está no corpo de todos nós. A candidíase é simplesmente um crescimento exagerado desse fungo, nada mais. Se sua mãe e sua avó tem a tendência de desenvolver a candidíase, isso pode ter passado para você como uma predisposição genética, não foi a doença que passou da sua mãe para você, mas a tendência de desenvolvê-la dadas as circunstâncias propícias. Como você diz que tem a imunidade baixa, é isso mesmo o que está ocorrendo.

      Se seu namorado não tem sintomas, ele não tem candidíase. Não há exames que possam identificar a candidíase em pessoas assintomáticas, até porque a cândida em si já está lá e é identificada em qualquer exame de culturas. Isso em qualquer pessoa. Procure não manter relações num período de até 15 dias após o término dos seus sintomas, e inclusive durante o péríodo dos sintomas mais intensos. Isso porque a pele da vagina fica extremamente sensível e o ato sexual pode ocasionar pequenos cortes na superfície da pele que permitem que a cândida tenha acesso aos nutrientes da corrente sanguínea e consiga se multiplicar ainda mais, piorando os sintomas.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  19. Juliana says:

    Olá, eu estava sentido uma coceira muito forte na vagina, fui na médica e o laudo deu candida spp, isso já tem quase 1 mes, ela receitou fluconazol, tomei e todos os sintomas passaram, eu tomo anticoncepcional há 2 anos por causa de cisto no ovario, segunda passada eu tive minha primeira relação sexual(sem preservativo), meu anticoncepcional terminou domingo agora, e já tem uns 4 dias que que a coceira voltou, mais sem a vermilhidão que tinha da primeira vez, pode ser condida de novo? o que eu devo fazer? ir na medica de novo? a risco de transmitir pra ele?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Juliana,

      Usuárias de pílula tem uma maior chance de desenvolverem a candidíase. O ideal é que você trabalhe o fortalecimento do seu sistema imunológico e adote lactobacilos vivos na sua alimentação para auxiliar no equiíbrio entre bactérias e fungos em seu organismo. Transmitir a candidíase é muito difícil, mas o ideal é que você não tenha relações se estiver sentindo os sintomas, não por um risco de transmissão que é praticamente inexistente, mas devido à sensibilidade da pela interna da vagina que durante os episódios de candidíase fica extremamente sensível e pode cortar-se facilmente com a fricção do pênis, intensificando os sintomas ainda mais.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  20. Nathan says:

    eu quero saber uma coisa a 2 dias atras começou a aparecer manchas vermelhas na cabeça do penis e um cheiro ruim eu quero saber se isso pode ser candidiase.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Nathan,

      Como está explicado nas regras para comentários, não podemos ajudar com diagnósticos. Se você não foi diagnosticado por um médico ainda, não podemos ajudar.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  21. Jorge says:

    Só vejo depoimentos de mulheres aqui. Quero saber se coceira no saco escrotal também pode ser candidiase. Já tratei com vários medicamentos e não há melhora. Tomei fluconazol e pomadas a base de cetoconazol. A coceira no pênis pode ser a mesma do saco escrotal e ânus, ou seja, proveniente da própria candidíase.
    Grato.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Jorge,

      A candidíase é comum em homens também. A coceira pode ser candidíase, mas o ideal é que você procure um médico ou posto de saúde para obter um diagnóstico pessoalmente e a partir daí você pode tomar providências mais certeiras para tratar-se.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  22. Anita says:

    Peguei candidiase e já estou trantando. Vou ficar curada por completo? Me tratando corretamente e desaparecendo os sintomas, posso fazer sexo sem camisinha sem medo de infectar meu parceiro? Obrigada.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Anita,

      Você não “pegou” candidíase! A candidíase não é uma DST portanto você não a pegou de alguém, nem vai passar para um parceiro sexual. É uma doença desencadeada por baixas em seu sistema imunológico, por esse motivo, não existe cura definitiva, pois assim como qualquer doença que seja desencadeada pela baixa imunidade como a gripe, inflamações, resfriados, etc, a candidíase pode voltar sem aviso prévio se seu corpo estiver fraco novamente.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  23. srtª amY says:

    Oi, bom algum tempo apareceram umas bolhas na minha vagina que deram oirigem á feridas.Fui ao médico que me receitou a pomada bio-vagim, o biofenac e outro remédio que termina em ZOL dose unica. Agora as bolhas voltaram… estou em dúvida se é candidiase ou herpes…pois pelo que eu pesquisei os sintomas parecem com os dois, tenho um corrimento que me lembra a leite coalhado.já viz o exame preventivo porém ainda não saiu o resutado. no exame a genicologista me disse que eu estava com um pouco de inflamação. Me ajude por favor!
    Obrigado!

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Ivana,

      É necessário aguardar o resultado do exame para saber se é herpes primeiro. Se der negativo, você pode seguir o tratamento para candidíase proposto por sua médica. A candidíase só se torna um problema quando há uma recorrência muito frequênte.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  24. Maria Helena says:

    Areia tem haver com a candidiase? a alimentação? e esse banho de “acento” ajudará em que?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Maria Helena,

      Não, areia não tem nada a ver com candidíase! O que causa a candidíase na praia é a combinação de calor, umidade e trajes de banho molhados, a areia não é a culpada da história! Quanto a alimentação, uma dieta rica em açucar, frituras, massas, refrigerantes e derivados de animais (carnes, leite, ovos) favorece o aparecimento da cândida pois torna o corpo mais ácido e fornece o alimento para a cândida (açúcar). O banho de assento apenas ajuda a amenizar os sintomas pois são utilizados ingredientes com ação calmante na pele.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  25. Joana says:

    Boa tarde!

    Faço mto o uso da ducha higiênica e gostaria de saber pq ela causa candidíase. Agradeço antecipadamente pela atenção.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Joana,

      Não há motivo algum para fazer uso de ducha, a idéia de que é necessário “limpar” a área interna da vagina é falsa. A área interna da vagina possui uma combinação muito sensível de microorganismos que regulam o pH e a saúde do muco vaginal, não há necessidade alguma de “limpar” essa região, ela não é “suja”. A limpeza da área vaginal deve ser feita somente por fora, onde se concentram os microorganismos que dão odor. Ao usar duchas você está desequilibrando a flora vaginal, matando os microorganismos que protegem a região, popularmente chamados de lactobacilos vivos e probióticos. A área então fica “vazia”, bem convidativa para a cândida. Os microorganismos que protegem a vagina fornecem competição natural para a cândida em termos de espaço e alimentos. Se você mata esses microorganismos, a cândida não tem mais competição e cresce em excesso.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  26. Bel says:

    O uso de sabonete intimo, que informa ajudar a manter o Ph equilibrado tem alguma interferencia?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Bel,

      O sabonete íntimo especial ajuda a evitar irritações e mudanças de pH causadas por fatores externos, no entanto a candidíase é causada por um conjunto muito amplo de fatores. O sabonete ajuda, mas não impede que a candidíase apareça.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  27. Guilherme says:

    Olá!!
    Tenho algumas duvidas.. a 2 annos atras eu tinha uma lumbriga que saiu de dentro da minha barriga… nessa epoca estiver com um nivel de stress muito alto… depois me mudei pra europa onde vivo hj.. bebi demais e depois comecei a sentir dores no estomago e intestino… Posso ter esse problema pelo fato de ficar com lumbriga e muito stress e ter piorado por causa de bebidas alcoolicas?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Guilherme,

      Sim, inclusive é comum em casos como o seu parasitose intestinal de cândida, a chamada candidíase intestinal, que acaba provocando crises ocasionais de candidíase peniana ou vaginal e divesos outros sintomas no corpo devido às toxinas que são liberadas pelo fungo. A melhor forma de tratar a candidíase intestinal é fazer uma dieta rigorosa cortando todo o açucar, carboidratos brancos, evidentemente álcool (que além de afetar o sistema imunológico vira açucar no processo digestivo e serve de alimento para a cândida) e incluir uma série de alimentos anti-fúngicos na alimentação diária.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  28. regina says:

    Minha pele fica irritada frequentemente,principalmente no pescoço,nas dobras do cotovelo,isso acontece quando está muito quente ou o tempo muito empoeirado. Tenho o hábito de lavar muito e profundamente minha genitália isso pode ajudar a candida a se proliferar? Minha alergia tem a ver com a candida?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Regina,

      Alergias tem tudo a ver com candidíase! Alergias afetam em cheio o sistema imunológico, o que permite que a candidíase se manifeste e também pode ocorrer o contrário, a candidíase quando há uma parasitose no corpo pode causar alergias. Não há necessidade de lavar a área vaginal “profundamente”, isso só contribui para a frequência ainda maior da candidíase.

      Equipe Candidíase tem Cura

  29. Guilherme says:

    Antes de tudo, muito obrigado por tirar algumas dúvidas pra mim.
    Queria só saber mais uma dúvida, se não foi incomodar. A chamada candidíase intestinal ela pode virar uma candidíase cronica? E pode voltar com mais força cada vez que ela volte… lembro que tomei ascadill em 2 meses e não sei se isso foi bom ou ruim para esse tipo de problema… Existe algum remédio que resolva isso de uma vez?

    Mais uma vez, muito obrigado!

    Grato Guilherme.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Guilherme,

      Sim, a candidíase intestinal é um caso de parasitose de cândida na região intestinal e só piora com o tempo, desencadeando crises recorrentes em outras partes do corpo como os órgãos genitais, a boca e o couro cabeludo. Medicação tomada por longos períodos de tempo podem piorar os casos de candidíase intestinal porque afetam a imunidade. Não tem remédio que cure esse tipo de candidíase, pois os antifúngicos farmacêuticos não dão conta do recado. Para eliminar a concentração exagerada de candida na área intestinal, o que mais funciona é uma dieta rigorosa em que açucar e derivados de leite, fermento e glúten são retirados da alimetanção por um longo período de tempo. Crianças autistas costumam ter candidíase intestinal com frequência e esse método de dieta é muito conhecido por médicos que tratam autistas (incluindo adultos autistas). Você pode procurar em sua cidade médicos que tratam a candidíase dessa forma. Médicos que trabalham com medicina integrada também costumam conhecer a “dieta da candidíase” e podem fornecer suporte.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  30. Silvia says:

    Olá, gostaria de saber se tem alguma exame que eu possa fazer para constatar a candidiase intestinal? já que os medicos não constumam se preocupar com isso! estou muito preocupada pois tenho crises de candidiase varias vezes por ano, não só 3 muito mais e isso me incomoda muito, e tbm morro de medo de acontecer alguma coisa mais grave comigo, vi que vc disse que a candidiase ta ligad sempre a um outro fator que deixa o organismo mais vulneravel, ru nunca tive infeccção urinaria na minha vida, de dois anos pra ca elas sao recorrentes e junto com ela sempre vem a candidiase, mais antes eram crises, e ia e voltava, mais agora – a candidiase – não passa entende? fico SEMPRE com aquele corrimento, aquela ardência, é horrivel não sei mais o que fazer, como curar disso, me ajuda!

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Silvia,

      Infelizmente não existe exame para diagnóstico da candidíase intestinal. Um famoso médico que foi o pioneiro na pesquisa da candidíase, o Dr. William Crook, sempre dizia que a forma mais eficaz de diagnosticar a candidíase intestinal é ir no médico e fazer um check up geral. Quando o médico disser que você não tem nada, que os resultados voltaram todos normais, você pode presumir por eliminação que pode ter candidíase intestinal. A forma de tratamento da candidíase intestinal é a famosa dieta da candidíase, em que são eliminados acúcar, carboidratos simples, leite e todos os seus derivados, glúten e fermento da dieta por um bom tempo. No entanto, a presença desses sintomas que você tem não implicam necessariamente candidíase intestinal. Você pode ter uma alergia da qual não tem conhecimento, pode ter outro problema de saúde da qual você não está ciente, enfim, não seja rápida em assumir que você tem candidíase intestinal somente com base na alta recorrência e nas infecções urinárias. A candidíase intestinal causa outros sintomas frequentes também como cansaço extremo (fadiga crônica), dores de cabeça frequentes, dores pelo corpo, problemas de pele (pele ruim em geral, acne pode ou não estar presente), gases, sintomas diversos de má digestão como refluxo, queimação, prisão de ventre. Enfim, a candidíase intestinal afeta todo o corpo, pois a candida libera uma toxina que afeta o corpo, além do fato de que o sistema digestivo soma uns 60% de sua imunidade. Mas se você não tem outros sintomas além da candidíase em si e das infecções urinárias, pode ser que você não tenha mesmo candidíase intestinal.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  31. Guilherme says:

    Super interesante esse ultimo topico… Vejo nele todos os sintomas que tenho sentido ultimamente.. Já vou começar a faz essa dieta, pois não aguento mais. Já são 2 anos com esse problema, melhora e piora.. ultimamente tem sido bem dificil, um mal-estar horrivel.

    Muito obrigado!

    Grato Guilherme

  32. Jo says:

    Olá! Estou com candidiase, nunca tinha se manifestado isso!! Tomei antibiótico, corticóide por 20 dias,uma semana depois mestruei e começei a usar anticoncepcional aí começaram os sintomas ardencia,coceira, inchaço e corrimento(sem cheiro) branco!!
    Minha pergunta é: será q sempre vai voltar isso ou foi decorrernte de baixar a imunidade com remedios e mestruação, e AC???

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Jo,

      Sim, foi decorrente do antibiótico. Muitos médicos inclusive prescrevem Fluconazol para pacientes que precisam tomar antibióticos por mais de 3 dias consecutivos como pura prevenção, mesmo se a pessoa nunca teve candidíase. A combinação então de antibióticos, anticoncepcional e a mudança de pH causada pela menstruação só tornou sua condição ainda mais propícia. O anticoncepcional, no entanto, pode causar recorrência da candidíase mesmo sem os outros fatores.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  33. Jo says:

    Obrigado pela resposta!!Justamente depois de 02 anos sem tomar AC,fui iniciar a cartela justamente no ciclo após os antibióticos…hehe Como foi a minha 1°vez, o Fluconazol + pomada local,fez efeito “rápido”!!

    Gostaria de parabenizar o site pelas informações esclarecedoras!! Tive várias dúvidas e que foram tiradas lendo os artigos!!Aproveitei para mudar um pouco a alimentação e passar a dar mais atenção ao sistema imunológico!!

    Obrigado pela atenção!!

  34. ariah says:

    eu tive uma crise uns dois dias antes da minha mestruação, tenho 24 anos e nunca tive isso, mas nao tenho me alimetado bem e to trabalhando diariamente de jeans e dormindo sem calcinha alguns desses fatores podem ter contribuido para a crise???

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Ariah,

      Dormir sem calcinha é bom, aliás indicado para melhorar os sintomas da candidíse pois deixa a área vaginal bem ventilada. No entanto, os outros fatores que você mencionou podem sim ter contribuído para o aparecimento dessa crise como má alimentação e uso de calça apertada. Observe que qualquer coisa que possa afetar seu sistema imunológico negativamente (inclusive uso de anticoncepcional e outros remédios para tratar outras doenças) e fatores que provocam as condições favoráveis para o crescimento de fungos (falta de ventilação, calor, umidade) podem contribuir para o aparecimento da candidíase.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  35. raylam says:

    oi tenho uma coceira junto com uma mancha avermelhada nos testiculos e as vzs estou bem mas de repente imflama,tenho isso a muito tem,o q vcs acham q pode ser?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Raylam,

      Não podemos dar palpites, nós não “achamos” nada! Isso seria extremamente irresponsável da nossa parte! O ideal é que você procure um médico e obtenha um diagnóstico preciso. A partir daí você pode pedir mais opiniões pela web.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  36. Richard says:

    Oi, boa noite.
    Meu urologista diagnosticou que eu tenho candidiase a uns 4 meses atrás,porém todos os medicamentos que ele me receitou não surtiram tanto efeito.
    Aquela vermelhidão no pênis diminuiu bastante,mas eu não consegui a cura definitiva.Com isso,fico com muito medo de estar com alguma doença mais grave, mas lendo alguns comentários vi que isso pode ser emocional, porque eu sempre tive o emocional muito abalado , sou muito ansioso e acho que o medo de estar com alguma doença mais séria pode estar atrapalhando eu conseguir essa cura definitiva. Me ajudem por favor pois eu tenho muito medo por não estar conseguindo melhorar e cada dia que passa estou ficando com mais medo.

    O médico disse que caso os tratamentos com a medicação e pomada não derem certo uma circuncisão poderia ser feito para acabar com isso e eu não sei ao certo o porque dessa candidiase ter aparecido e não estar melhorando.

    Me dê uma luz por favor…
    Desde já obrigado

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Richard,

      O lado emocional pode afetar muito a imunidade e é esta justamente que protege o corpo do super crescimento da população de cândida que causa a candidíase. Problemas emocionais, é claro, estão além do escopo desse site e mesmo da medicina, por isso seu médico não consegue ajudá-lo. Recomendamos que você procure um psicólogo ou mesmo coaching para ajudá-lo a lidar melhor com as questões no dia-a-dia que lhe causam distúrbios emocionais e stress. Se você não lidar pró-ativamente com essa parte, dificilmente você conseguirá livrar-se da candidíase, pois é uma condição que mina constantemente as defesas do corpo, independente de quais medicamentos ou quais procedimentos você usa para tratar seu corpo contra a candidíase.

      Equipe Candidíase tem Cura

  37. juliano says:

    minha namorada passou 14 dias tomando antibióticos e se alimenta muito não, apareceu uma candida glabrata, gostaria de saber se é possível? e queria saber mais saber a candida glabrata, visto que ela é muito resistente.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Juliano,

      A candidíase (causada por cândida de qualquer espécie) é muito comum em mulheres após administração de antibióticos, mesmo pelos períodos mais curtos de tempo. Sua namorada deve seguir as orientações médicas e usar os medicamentos para candidíase, pois quando a doença é causada por fatores externos como uso de antibióticos, ela vai embora rapidamente e geralmente não retorna.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  38. juliano says:

    A médica dela passou um creme por 14 dias, mais fluconazou e mais outro remédio, no total dar 4 meses de tratamento.esses médicamentos juto com a dieta acabará com a cândida glabrata?

  39. Edson says:

    Olá, eu estou tendo caso com uma garota, e em um determinado dia eu encostei meu pênis na calcinha dela, não havendo contato direto com a região vaginal dela, e no final do dia ela começou a sentir dores e foi constatado a candidiase. Qual a probabilidade de que eu tenha passado alguma coisa pra ela? Eu não apresento nenhum sintoma de candidiase.

    Muito obrigado

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Edson,

      A candidíase não é uma doença sexualmente transmissível, ela desenvolveu candidíase sozinha. A candidíase é apenas um crescimento excessivo de um fungo que já vive normalmente no corpo de todo mundo, por isso a candidíase não é como outras doenças em que um microorganismo como um vírus ou uma bactéria precisa ser passado de uma pessoa para outra. Todo mundo tem cândida no corpo, a candidíase ocorre quando a populacão de cândida cresce um pouco mais devido à baixas no sistema imunológico e começa a causar irritações na pele.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  40. cilene says:

    olá as vezes eu olho pra minha calcinha e vejo um monte de bolinhas tipo leite coalhado mas não coça nem nada só que esses dias saiu muitas bolinhas fiquei assustada pode ser candidice?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Cilene,

      Não podemos ajudá-la com palpites. Nossa atuação aqui, por motivos éticos e legais, se concentra somente em ajudar pessoas que sofrem de candidíase recorrente ou que pelo menos já tenham sido diagnosticadas com candidíase por um médico. É importante que você tenha um diagnóstico feito pessoalmente primeiro, ao invés de tentar adivinhar o que tem, pois há algumas doenças que exigem tratamento imediato e a demora pode ocasionar problemas futuros.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  41. Sabrina says:

    Olá!!!!
    Minha primeira crise de candídiase iniciou dia 24 de dezembro, como ñ tinha como eu ir ao medico, pesquisei na internet meus sintomas e descobri que era candidíase, e me auto mediquei, eu e meu marido tomamos fluconazol, e passei pomada miconazol, em um dia meus sintomas desapareceram. Depois fui ao médico me consultar e ele disse que eu ja estava curada. Fiz o preventivo e deu uma inflamação e ele disse que isso era normal, Sexta-feira dia 04/03 começou meus sintomas mais uma vez…antes que eles se agravassem tomei mais um fluconazol e passei pomada de novo, eles diminuairam bastante, mas ñ foi eficaz como da primeira vez, o corrimento passou mais ainda tenho um pouco de coçeira. Oq devo fazer?? Vou ao médico de novo??? Minha alimentação sempre foi a mesma, se isso é causado pela imunidade…devo tomar algumas vitaminas????? Tem alguma para me indicar?? :/

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Sabrina,

      Não temos como dar palpites sobre o que pode estar afetando sua imunidade pois temos muito poucos dados sobre você. Vitaminas podem ajudar, mas não são a panacéia universal, além disso, podem haver outros fatores em sua vida atual que podem estar afetando sua imunidade ou favorencendo a candidíase. Você toma pílula anticoncepcional? Você tem passado por stress e ansiedade? Sua alimentação é rica em açucar e massas branças? Enfim, procure fazer um levantamento dos fatores em seu cotidiano e mantenha um registro diário do que você ingere, incluindo remédios e suplementos e o que ocorre em sua vida de forma a afetar seu lado emocional. Através deste tipo de observação você pode concluir alguns pontos com mais certeza do que está causando a sua candidíase.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  42. Mulekinhaa says:

    No segundo dia da minha menstruação comecei a sentir uma coceira infernal na vagina e agora estou com pequenas feridas que coçam e ardem..As vezes arde tanto que até dói um pouco.Fui na ginecologista e ela disse que é candidiase e me passou Fluconazol..Acho que estou com a minha imunidade muito baixa, pois nesse mesmo periodo fiquei gripada e tive abscesso na perna.Isso pode mesmo ser candidiase? Candidiase pode causar feridas em toda a região vaginal?
    Por favor me ajudem!
    Obrigada..

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Thaise,

      Sim, sua médica está correta no diagnóstico e na prescrição. Como essa parece ser sua primeira crise, compreensível devido ao seu estado de fraqueza imunológica, os remédios serão eficazes e você não terá mais problemas no futuro. Mantenha em mente que a candidíase é uma doença extremamente comum que atinge cerca de 85% das mulheres em todo o mundo e pode ocorrer diversas vezes na vida, da mesma forma como refriados e gripes. As causas são as mesmas, baixa imunidade. A candidíase pode intensificar casos de abscesso sim e pode inclusive causá-los.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  43. Samuca says:

    Ola Boa tarde. Acabei de voltar de uma clínica, e foi constatado que eu tenho candidiase, acredito que possa ser por estresse ou má alimentação. Gostaria de saber como proceder, referente à isso. Que tipos de alimentos eu posso e devo me alimentar e os quais eu tenho que evitar, pois a uns tempos acredito que tenho a imunidade baixa, como faço para isso aumentar de certa forma? desde ja Agradeço. Cordialmente Samuca!

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Samuca,

      Recomendamos que você leia o livro Candidíase Tem Cura e caso tenha dúvidas volte aqui para conversar conosco. A candidíase não é uma doença que deve ser tratada diretamente e os procedimentos de investigação das causas e mudança de hábitos são complexos demais para discutirmos aqui. Esse é justamente o objetivo do livro.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  44. raylam says:

    oi como disse fui diagnosticado por varios medicos no decorrer desse problema mas uma medica dermatologista disse q meu problema é candidiase.tenho o livro candidiasetemcura e leio sempre, ja sentir melhora mas gostaria de saber como termina-la e me sentir melhor.keria tbm saber se tem uma outra parte do livro onde temos de coprar novamente.obrigado pela ajuda.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Raylam,

      O livro já contém tudo o que sabemos. Por favor verifique se sua edição é a terceira para ter certeza de que tem o livro em versão mais atualizada (caso tenha a primeira ou segunda edição, escreva para a equipe de suporte da editora Estratégica solicitando o envio gratuito da terceira edição). Não há mais nada para comprar, mas sempre que você tiver dúvidas ou algo no livro não estiver claro para você volte aqui e será um prazer ajudá-lo.

      Se você obteve melhora, mas ainda não 100%, procure manter anotações dos seus alimentos e hábitos para que você possa identificar padrões e encontrar algo que possa estar fugindo à sua atenção. Sempre mantenha em mente que a candidíase é apenas um reflexo de outro problema existente no corpo, ela nunca existe sozinha.

      Equipe Candidíase tem Cura

  45. gauss18 says:

    ola, gostaria de saber se candidiase ou balanite se não tratadas podem causar pequenas pintas vermelhas pelo corpo.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá,

      Esses sintomas provavelmente não são de candidíase. A candidíase geralmente é localizada já que é o crescimento anormal de um fungo que normalmente vive em certas regiões do corpo. Fungos dependem de calor e umidade para se desenvolverem, por esse motivo não é comum o aparecimento da candidíase em área muito extensas do corpo. Muitas doenças tem como sintomas “pintas vermelhas”, por isso é bom que o paciente consulte um médico e faça exames apropriados.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  46. pink8 says:

    ola eu sempre tiver o ph da vaginal alto que contribiu por uma bela candida. fui ao medio ele me receitou o amplium e o floconodoza. mais tenho uma duvida sera que vou ter sempre este problema.
    eu me alimento muito mal porque nao gosto de comida saldavel o que posso fazer para que posso me livra desta coisa chamanda candida
    agradeço

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá,

      A candidíase vaginal é causada por um desbalanço entre os microorganismos que habitam a vagina, o que dá espaço para que a cândida cresça um pouco fora de controle e cause a candidíase. Isso pode ser causado por pílulas anticoncepcionais e alimentação que torne o pH a vagina ácido, no caso “baixo” e não “alto” como você mencionou. O pH alto não causa candidíase. Se você toma anticoncepcional, esse pode ser o problema. Do contrário, tudo fica a cargo da alimentação mesmo, já que seu sistema imunológico é a principal defesa contra a candidíase. Se você insiste em manter uma alimentação pouco saudável e tem tendência a desenvolver a candidíase, não há muito o que você possa fazer para resolver o problema. Não existe nenhuma solução mágica para a candidíase.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  47. fabiana says:

    ola
    minhas filhas de 13 anos tem diabetes tipo I.
    são comuns os episódios de candida e infecção urinaria nelas
    o que posso fazer para evitar?
    grata

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Fabiana,

      A diabetews causa candidíase devido ao aumento do nível de açucar no sangue. A melhor forma de controlar a candidíase nesse caso é também a melhor forma de controlar a diabetes reduzindo ao máximo as fontes de glicose, que não envolvem só açúcar em si como doces, mas massas e frutas com alto teor de carboidratos e açúcar. É bom também evitar o leite nesses casos pois a lactose é um tipo de açúcar.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  48. paloma says:

    Estou gestante e pequei candidíase nem sabia o que era depois que pequei começei a me enteressar falei com meu medico do pré-natal ele me passou uma pomada,mas também passou um remédio de dose única pro meu marido eu ñ perguntei porque ele passou o remédio e ele também não disse nada só mandou meu marido tomar,eu estou usando a pomada e está melhorando,nas meu marido não quis tomar o remédio que o meu médico passou pra ele,eu queria saber que se eu melhorar da candidíase e fazer sexo com meu marido posso voltar a pegar porque ele não tomou o remédio que o médico passou.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Paloma,

      Seu marido não precisa tomar o remédio não. É de praxe os médicos recomendarem que o casal se trate juntos, mas isso é baseado no mito de que a candidíase é uma doença sexualmente transmissível, o que não é verdade. A candidíase é extremamente comum na gravidez devido ao aumento no nível de estrogênio. A candidíase nào é uma doença que aparece do nada, sempre tem uma razão, no seu caso é a gravidez, mas seu marido não tem nenhuma pré-condição que o predisponha à candidíase como diabetes ou baixa imunidade, tem? Se não, não há porque ele precisar se tratar. Você só deve voltar a ter relações depois que todos os sintomas passarem bem, não por risco de transmissão, mas porque a fricção do pênis com a vagina causa muita irritação na pele já sensível devido à candidíase, o que pode fazer com que os sintomas voltem.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  49. carla says:

    SE OS MARIDO Ñ PRECISAM TOMAR OS REMEDIOS PQ OS MEDICOS PASSAM PRA ELES TBM…E QDO TEMOS RELAXÕES SEXUAIS ELE TBM FICA COM OS MESMOS SINTOMAS QUE EU…COCEIRA E VERMELHIDÃO

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Carla,

      Os médicos receitam medicação para os parceiros por precaução e hábito. Nem sempre os paceiros precisam ser tratados. Em alguns casos, logo após a relação, parceiros podem apresentar sintomas ao terem contato com uma grande quantidade de cândida presente na outra pessoa, o que causa irritação na pele. Isso não significa que o parceiro tenha candidíase, a não ser que os sintomas perdurem para muito além do momento da relação, nesse caso é preciso averiguar porque o corpo da outra pessoa nã está conseguindo combater a cândida.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  50. ana claudia says:

    Bom dia! estou com a parte de cima da vulva corçando e fica descamando como fouvero e coça muito. o dermatologista passou a injeção beta trita e um creme fentizol. mas ele ñ mim disse se isso é candidíase .ja ocorre a segunda vez comigo. tenho renite arlergica, e durante algum tempo antes da minha mentruação meu rosto sempre aparecem uns carocinhos parecendo espinhas e coçam muitos.e minha cabeça coça muito tambem parecendo que tem piolho, lavo sempre com shampoo de cetaconazol. Por favor mim ajude! Obrigada!

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Ana Claudia,

      Nos parece que você sofre de um caso alérgico grave, pois a candidíase em outras partes do corpo como no couro cabeludo só aparecem em casos de extrema baixa imunidade ou alergias graves que não estãos sendo tratadas. Estude um pouco mais sobre alergias e comece a fazer testes com alimentos e até mesmo com elementos químicos e naturais a que você é exposta para que você comece a ver o que tem causado reações. O fato de que você sofre de renite já é um indício de presença de alergias, mas o grande problema é que você pode ter alguma alergia a algo que esteja consumindo ou seja exposta diariamente sem saber. O livro Candidíase Tem Cura pode te dar uma ajuda mais detalhada nessa questão das alergias.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  51. Teimoso says:

    O meu problema é que a cândida reaparece quase toda semana, eu uso uma pomada chamada MUD, quando eu passo ela some por alguns dias depois ela reaparece,o que eu fasso???
    Já tomei alguns medicamentos como fluconazol 150mg e secnidazol 1000mg, o único medicamento que vem resolvendo é pomada… O que fazer??

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Teimoso,

      Utilizar medicamentos é secundário. O importante é descobrir o que causa a candidíase em você e reverter ou neutralizar esse problema. Apenas tratar a candidíase quando ela aparece não adianta, tem que fazer a doença parar de aparecer e aí tem que ver o que está causando o problema em você. Dê uma olhada no artigo sobre as causas da candidíase para que você compreenda melhor esse ponto.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  52. Nayara says:

    Oláaaa ,boa tarde!

    Tenho muita coceira na vagina,sai um corrimento branco e com mal cheiro!
    Tem a posibilidade de ser candidíaseee?
    Não sei mais o que faço.Meu namorado não sabe,as vezes temos relações e ele sempre o mal cheiro mais não fala nasa.Não tomo nenhum medicamento e isso não passa estou muitoo preocupada com isso . Choroo ,peço pra Deus estou ficando muito preocupada.Se eu falar isso pra minha mãe ela me mata/!me ajudem por favor!O queee faço isoo não curaaaaa…Já fiz acento no orégano ,passei bicabornato com vinagre mais não resolve nada só alivia na hora.Estou ficando ate sem vontade de ter relações pq é um odor terrível . Me ajudeeeee .PLISSSSSSSSS

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Nayara,

      A candidíase não é uma doença sexualmente transmissível, virgens, meninas e até mesmo bebês tem, então não há problemas em contar para a sua mãe. Cheiro forte, no entanto, não é característica de candidíase. É possível até mesmo que você tenha candidíase e acabou desenvolvendo simultaneamente uma infecção bacterial, esta sim causa mau cheiro. É importante então que você veja um médico para que um exame de culturas seja feito em laboratório para determinar qual é o problema exatamente. Você não deve ter relações enquanto tem sintomas, isso só piora a situação. Explique para o seu namorado o problema e diga pra ele que isso não é uma DST, mas que você não pode ter relações até que os sintomas tenha passado bem (mais ou menos 2 a 3 semanas após não ter mais sintoma algum).

      Equipe Candidíase Tem Cura

  53. Lulu says:

    Olá, Bom dia!

    Meu probleba começa com uma leve coçeira, fica come se estivesse assado, sai um corrimento branco, mais não tem mal cheiro.
    Procurei um ginecolosgista e ela me receitou: FLUCANAZOL E POMADA usei faz um tmpinho. Mais tive relação recente e voltou os mesmos sintomas.
    O que eu custumo fazer que ela ñ me encomoda com frequencia é: passa minhas calcinhas, usa calcinha só de algodão, uso sabote intimo e não usa com frequencia protetor diario.
    Estou fazendo correto ou tenho que muda mais alguns abtos?

    Agradeço sua ajuda!

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Lulu,

      O buraco é mais embaixo! Se você tem crises de candidíase frequêntes, dê uma olhada com mais atenção aqui nesse site e você verá que a candidíase tem causas muito mais profundas no corpo do que simplesmente tomar providências desinfetantes com as calcinhas ou ter boa higiene. A candidíase aparece quando um desses fatores (ou mais de 1 combinados) estão ativos em seu corpo: baixa imunidade, elevado nível de açúcar no sangue (pode ser causado por pílula anticoncepcional) e alta acidez vaginal (causada por má alimentação).

      Equipe Candidíase Tem Cura

  54. Lulu says:

    Realmente faço uso de anticoncepcinal pois faço tratamneto por ter orvario policistico, e tenho problema com glicose pois tenho tendencia a (diabetes militus). Tenho boa alimentação. Tenho disconfiança que minha imunidade esteja baixa pois fiquei doente varias vezes em pouco tempo.
    Vcs me ajudaram muito, pois achava que só poderia ocorrer o problema por ma higienização.

    Agradeço muito!

  55. Tiago Castro says:

    Venho fazendo um tratamento contra candidíase com dermatoligistas que sempre me passam cremes para passar na área afetada do pênis que resolve apenas no momento em que uso, mas sempre volta quando paro o tratamento. Reparei que os sintomas aparecem mais quando não faço a higiene direito e principalmente quando há polução noturna. Meu médico disse que caso o tratamento continuasse sem reusultado seria feito uma cirurgia de fimose. Será que essa seria a calsa das minhas crises de candidíase? Eu até reparei que tenho freio curto; quando o pênis está ereto consigo expor a glande toda mas com dificuldade, é como se a pele que recobre a glande a apertasse quando ela está exposta. Gostaria de saber muito a opinião de vocês! Agradeço desde já!

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Tiago,

      A cirurgia não resolve o problema, ela só ameniza um pouco. Leia mais aqui no site para que você entenda o que causa a candidíase e possa começar a traçar alguns paralelos com a sua situação, ver se você se identifica com algum caso. A candidíase é causada por 3 fatores básicos, baixa imunidade, alto nível de açúcar no sangue e alto nível de acidez corporal. Diversos fatores podem levar à intensificação dessas três condições, mas isso só você mesmo pode descobrir vendo o que em sua vida e hábitos pode estar ocasionando uma ou mais dessas condições.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  56. Carla says:

    Equipe:

    Candidíase tem alguma relação com varizes ?

    Sofro de candidíase sistêmica há muitos anos, e agora estou com varizes na coxa direita.

    Obrigada pela atenção.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Carla,

      Nunca vimos nenhum estudo sério ligando varizes com a candidíase, então não podemos dar uma opinião a respeito. O mais provável é que não haja qualquer ligação mesmo, pois o que origina as varizes é um processo completamente diferente do que origina a candidíase ou o que pode ser afetado no corpo pelos efeitos das toxinas da cândida.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  57. Geovana says:

    Tenho isso a um ano e dois meses , de lá para cá não tenho uma trégua , sinto ardência e tenho corrimento todos os dias, seria candidiase aguda ? a vacina imunoterapia q estou tomando a 2 meses ajuda ?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Geovana,

      Você precisa avaliar porque está tendo candidíase repetidamente. Dê uma olhada nos outros artigos e respostas aqui no site para compreender melhor o que causa a doença e ver se você consegue levantar algumas hipóteses sobre o que pode estar causando a repetição em seu caso. A vacina não adianta muito não. Imunidade é uma coisa muito mais complexa do que somente estar bem vitaminada!

      Equipe Candidíase Tem Cura

  58. zo says:

    tenho 63 anos equasi sempre estou com candidiase, e muito triste sempre me da essa doença.
    estou tomandofluconazoz por 6 messes,e colocando pomada micozen, ainda nãomelhorei. pode me ajudar, obrigada

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Zo,

      Como você pode ler em diversos artigos e respostas aqui no site, a candidíase recorrente não deve ser tratada com medicamentos, pois ela é apenas uma consequência de outro problema no corpo. Você deve encontrar esse outro problema e resolvê-lo para que a candidíase pare de aparecer. Fluconazol e pomadas não funcionam quando o problema está sendo causado por uma condição crônica que pode ser diabetes (ou mesmo apenas um excesso de açúcar no sangue), alergias, alta acidez corporal, baixa imunidade, ansiedade e estados emocionais alterados, etc.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  59. Lu says:

    Oi.. acho q estou com sintomas de candidiase! Estou com muita coçeira na vagina, e com um pouco de corrimento! Gostaria de saber se essa crise irá se curar sem medicamentos. É minha primeira crise.. lendo o artigo e as perguntas deduzi que provavelmente foi causado pela baixa de imunidade, stress e tbm uso anticoncepcional. Devo parar de tomar? Desde já agradeço.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Lu,

      Se essa é a sua primeira crise, não há nada o que se preocupar nem é preciso realizar qualquer tipo de tratamento. A candidíase é extremamente comum, é apenas um crescimento em excesso de um fungo que já vive normalmente no corpo de todo mundo. O anticoncepcional pode sim causar crises mais frequentes de candidíase, mas se essa é sua primeira crise, é muito prematura uma decisão de parar de tomar a pílula. Como você mesma diz, essa sua crise pode ter sido causada por baixa imunidade, no caso, não foi culpa da pílula. Aguarde mais alguns meses e veja como seu corpo reage. Se você tiver recorrência e não puder relacionar a causa a qualquer outro fator, aí sim você pode supor que é a pílula que está causando o problema.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  60. Wagner R says:

    Parabenizo a equipe pelas informações veiculadas. Foram muito úteis para minha tranqüilidade e busca por ajuda médica. Atualmente estou fazendo o tratamento e espero que o problema não se torne recorrente.
    Abraços

  61. Luanna says:

    Se estou com candidíase , posso comer macarrão e massas?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Luanna,

      O tipo de alimentação depende muito de qual a causa da candidíase. Geralmente carboidratos como macarrão e massas em geral só devem ser evitados por quem tem candidíase intestinal ou com recorrência muito frequente.

      Equipe Candidíase Tem Cura

      • Luanna says:

        Essa é a minha primeira crise de candidíase , e acredito que ela está sendo causada pela baixa imunidade , stress , ansiedade e por usar roupas muito apertadas.
        Estou tentando diminuir isso , mais o stress e as roupas apertadas vai ser dificil acabar com eles :/

  62. rodrigo says:

    doutor! nos ultimos dias sairam umas ferias como se fossem aftas na cabeça do meu no corpo do meu penis!!! estou desesperado, quando vou lavar doi muito!!! era uma so agora ja são três! o que eu faco, e candidiase!!! o que posso tomar pra melhorar, aguardo respostas.. Obrigado!

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Rodrigo,

      Não somos médicos! Infelizmente não podemos ajudá-lo com um diagnóstico. Diagnósticos devem sempre ser realizados pessoalmente com um médico, pois existem muitas doenças que compartilham dos mesmos sintomas, não é possível dizer o que o você tem com base apenas num relato de sintomas, você precisa que um médico o veja pessoalmente e dependendo do caso, poderá precisar de exames laboratoriais para determinar o que você tem.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  63. carlos says:

    há uns três dias tive uma crise renal forte, fui parar no hospital e tudo, depois disso comecei a notar que a cabeça do meu pênis estava avermelhada e a pele que envolve estava inchada, acho que é candidíase, tb coça muito a região, pode ser pq o meu fator imunológico baixou? esses sintomas realmente é de Candidíase? por favor me respondam, obrigado. mande alguma resposta para o meu e-mail. obrigado

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Carlos,

      Sim, a crise renal e provavelmente os medicamentos utilizados para tratá-la deram um nocaute no seu sistema imunológico. A candidíase é simplesmente um reflexo disso. Os medicamentos farmacêuticos para candidíase devem ser suficientes para o seu caso.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  64. carlos says:

    muito obrigado pela resposta evou acrescentar alguma coisa que fiz que pra mim foi muito bom e melhorou muito, antes como tinha falado estava com um vermelhão na cabeça do pênis, depois começou a sumir e apareceu umas duas manchinhas brancas, agora não tenho mais nada. além de tomar os medicamentos para a minha crise renal, que parece que foi isso que provocou tudo isso, eu usei POVIDINE, fazia a higiene, limpava umas 3 vezes por dia e usava POVIDINE, gostaria de saber de vc´s e ajudar alguns sobre isso, se realmente isso pode ajudar? muito obrigado pelo esclarecimento da minha pergunta.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Carlos,

      Sim, o Povidine ajuda a controlar a câdida localmente, principalmente se a causa não é um problema crônico.

      Equipe Candidíase tem Cura

  65. carlos says:

    já ia me esquecendo, vc´s me responderam que no meu caso os medicamentos farmaceuticos para candidíase devem ser suficientes, mas qual medicamentos serviria para isso? tenho que pedir para um médico ou vc´s podem passar o nome pra mim? obrigado

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Carlos,

      Vá até uma farmácia e peça para o farmacêutico um medicamento oral para candidíase e uma pomada. Esses remédios têm todos o mesmo efeito.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  66. carlos says:

    muito obrigado pelo esclarecimento de vc´s, me ajudaram muito e para aqueles que ainda sofrem com isso, fica a minha ajuda, quando percebi os sintomas logo fazia a higiene com água boricada e povidine, limpava com um algodão molhado na água boricada e depois pingava o povidine bem em cima do vermelhão e deixava até a próxima limpada, fazia isso umas 3 vezes ao dia, logo após me levantar, na parte da tarde logo apos o banho e quando ia dormir, com 2 ou 3 dias fazendo assim sumiu por completo, agora está tudo normal, vou agora tentar não ter outra crise renal pra ver se não volta a candidíase de novo, pq como foi dito e redito aqui pelos especialistas, essa doença e decorrente de alguma outra coisa do nosso organismo, que baixa a nossa imunidade fisiológica, me corrigem se estiver errado doutores. deste já agradeço pela atenção e espero que aminha ajuda resolva de vc´s. bjs a todos

  67. Flávia says:

    Tenho candida,nunca tive relação sexual. Começei a tomar um anticoncepcional para cuidar das espinhas,de repente minha vagina começou a coçar muito,ficou irritada,vermelha e agora apareceu umas bolinhas como se fossem espinhas,apenas umas 3,4 bolinhas. Isso é um sintoma de candida ?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Flávia,

      O anticoncepcional causa candidíase com muita frequência. A candidíase não é uma doença sexualmente transmissível, até mesmo crianças e bebês podem ter candidíase genital. O que você tem parece ser candidíase, mas é sempre bom consultar um médico para ter certeza.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  68. Flávia says:

    Muito obrigada por exclarecerem a minha dúvida. Eu estava preocupada com essas bolinhas e porque estava coçando muito,nunca coçou assim. Tentei entrar em contato com a ginecologista que me receitou o anticoncepcional mas ela está de férias e por isso me desesperei mais ainda. Pois todo site que eu procurava falava que candidíase não apresentava nem um tipo de ferida,acho que essas feridinhas são de tanto eu coçar.
    Desde já agradeço,abraço

  69. lucy says:

    Olá, primeiramente parabenizo pela qualidade do site e o carinho de vocês em responderem a todas as perguntas… Vou comprar o livro de vocês para começar a aplicar os ensinamentos de extermínio da cândida, mas tenho uma preocupação: o uso constante de pomadas e fluconazol prejudica o organismo, dificultando a luta contra a cândida? Outra coisa: uma vizinha me passou o kéfir em um vidrinho com água e não tenho conhecimento de como cuidar desse bichinho e nem tampouco de como usá-lo? Bebo aquela água que tem aqueles gominhos dentro? Mais uma vez obrigada.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Lucy,

      Pomadas e Fluconazol não é prejudicial ao organismo não, mas tampouco eficiente caso a candidíase seja recorrente, já que se a doença apresenta recorrência é porque existe alguma outra causa que não é afetada pelos medicamentos. Quanto ao kéfir, sabemos que ele é útil e ajuda a combater a cândida, mas não temos conhecimento sobre como usá-lo. Recomendamos que você busque mais informações no Google pois esse é um assunto bem popular e muita gente faz kéfir em casa, publicando receitas e dicas na web.

      Equipe Candidíase Tem Cura

  70. Emerson says:

    Eu sofro com a candidiase já a uns 8 anos, quando foi minha primeira consulta médica, nesta consulta me foi passado a pomada candicort, foi alivio imediato, melhorou completamente, porém apos alguns meses voltou e de indas e voltas já faz 8 anos e nunca consegui a cura, atualmente uso diariamente pomadas a base de cetoconazol, dipropionato de betametazona e sulfato de neomicina, todavia se eu parar de usar por uns 2 a 3 dias volta tudo de novo. O uso continuado destes medicamentos pode me trazer algum problema? Qual é a dica que vocês me dão para o tratamento?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Em seu caso, tratar a candidíase com remédios é irrelevante, não vai adiantar nada e você não conseguirá curar a doença dessa forma, como você já pode constatar após 8 anos de tentativas. Como explicamos aqui no site, quando a candidíase é recorrente é porque tem alguma coisa no corpo que está criando as condições propícias para que a cândida se reproduza em excesso. Remédio nenhum trata desse “outro problema”, que em primeiro lugar, você precisa identificar o que é e depois dar um jeito de resolver ou neutralizar a atuação dessa condição na proliferação da cândida. O livro Candidíase Tem Cura pode te ajudar muito nesse sentido. Leia mais artigos e respostas aqui no site para você compreender melhor porque os remédios não funcionam e quais podem ser esses outros problemas no corpo que estimulam o aparecimento da candidíase.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase tem Cura

  71. le says:

    qual é o tra a tamento quando a região é a vagina?
    eu posso usar essas pomadas para tratala emscort e valerato de betametasona

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Le,

      Tratamentos só funcionam para candidíase esporádica (aquela que aparece só de vez em quando). Nesse caso, qualquer pomada antifúngica funciona. Se o problema é recorrente, contudo, não há tratamento, a solução é descobrir a causa da doença e neutralizar seu efeito que no caso, está causando candidíase.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase tem Cura

  72. Lulu says:

    Estou grávida de 10 semanas e a minha GO me receitou secnidazol 1000mg 2 comprimidos e um creme vaginal para tratar a candidíase. Gostaria de saber quais os efeitos adversos para gestantes e/ou feto.

    Agradeço a atenção.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Lulu,

      A candidíase é muito comum na gravidez e os médicos prescrevem esses medicamentos para candidíase para mulheres grávidas com muita segurança, pois não há efeitos adversos nem par a mãe, nem para o bebê.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  73. Alex says:

    Olá, estou com micose ao redor dos testiculos na perna, usando a pomada micozen ficarei melhor?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Alex,

      Não é possível dizer se você ficará melhor ou não. Como você pode ler aqui nesse e nos outros artigos e respectivos comentários, as pessoas reclamam que usam remédios a anos e a doença não cura. Os remédios nem sempre curam a doença, pois a causa dela não é afetada pelo uso de medicamentos. Pode ou não ser o seu caso, então não é possível dizer se qualquer medicamento pode te ajudar ou não.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  74. Daniela says:

    Ola dr. estou tendo dificuldade de diaginosticar a candida. Fiz diversas pesquisas nenhum exame clinico revelou candida. Agora irei fazer um teste de fezes, mas acho que nao terei exito como os outros exames. Mas ao responder um questionario sobre a candidiase apresento todos os sintomas. Precisava de uma luz.
    obrigada

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Daniela,

      Não é possível diagnosticar a candidíase em exames, não adianta nem tentar. A cândida é um fungo que vive normalmente na pele e trato gastro intestinal então ela sempre aparece em exames, mas os médicos sabem que a presença dela é previsível, então isso não significa que a pessoa tenha candidíase, pois cândida em si, todo mundo tem. A maioria dos médicos que considera a candidíase intestinal usam questionários mesmo e geralmente fazem exames no paciente para OUTRAS condições para diagnosticar a candidíase por eliminação – se a pessoa não tem qualquer “outro” problema, mas continua apresentando sintomas, é possível que então seja candidíase. De qualquer forma, não é preciso diagnosticar precisamente a candidíase para começar a tomar as providências para evitá-la, pois essas providências são generalistas como fortalecer o sistema imunológico, melhorar a alimentação e até mesmo realizar testes pessoais com grupos de alimento (glúten, fermento, lactose, etc.) para ver se o problema não é uma alergia ou intolerância alimentar. Falamos sobre tudo isso no livro Candidíase Tem Cura.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  75. Erica says:

    Oi, eu to com uma coçeira e vermelhidão na vagina, minha garganta tambem ta seca e tals, na vagina,tinha aparecido uns pontinhos brancos, mas começei a passar agua com vinagre e bicarbonato e os pontinhos sumiram, mas a coçeira e vermelhidão não, começou um dia antes da minha menstruação vir,é a primeira vez que aconteçe isso, e eu não quero ir a um medico e tals, o que posso fazer? Pelo menos pra aliviar a coçeira e a ardencia quando faço xixi

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Erica,

      Vá até uma farmácia e explique seus sintomas para o farmacêutico, ele poderá te ajudar melhor.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase tem Cura

  76. marcelo says:

    Boa Noite, faz + ou – um mês que apareceu uma ferida no meu pênis, então apareceu algumas pintas vermelhas que com o tempo se tornaram feridas, tenho relação sexual a 6 anos com a mesma parceira e utilizamos camisinhas a maior parte das vezes, a 5 anos atras, fui diagnosticado com HPV, usei um liquido para queimar as verrugas, e nunca mais tive retorno delas, nem eu e nem minha parceira, mas não foi nos dado nenhum antibiótico ou algum exame profundo para sabermos que realmente fomos curado. Esta ferida que apareceu não é igual ao de HPV, é tipo uma espinha, mas sem pus, sinto coceira, dor na ereção, e apos a relação ele fica inchado e vermelho, no dia 24/09 foi até o clinico geral, pois não tenho plano de saúde, então fui até o posto de saúde e marquei uma consulta como clinico, o mesmo me deu uma pomada chamada Candicort, no primeiro dia que usei melhorou muito, a coceira passou,e as feridas melhoram, foi pedido para usar durante 10 dias, primeiro deu uma melhorada e depois estagnou e agora esta piorando de novo, deste ontem a noite esta saindo um liquido transparente das feridas, e eu estou muito preocupado, pois +ou – dia 27/09 eu estava tomando banho, lavando minha virilha e senti duas bolas na mesma altura um de cada lado, parecem ínguas, elas não doem, tudo sobre este assunto que procuro no Google, aparece câncer de pênis,não sei mais o que fazer, pois pelo SUS não sei se eles fazem biopsia, estou realmente muito preocupado, pois os fatores de riscos são HPV, também tenho bastante pele, sei que isso ajuda, por favor preciso de ajuda, aguardo ansioso.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Marcelo,

      Infelizmente não temos como te ajudar. Não podemos fazer um diagnóstico do que você tem dessa forma, somente com uma descrição de sintomas, contudo, alguns sintomas que você descreve como ínguas e dores, além das feridas, esses não são sintomas de candidíase, apesar de você poder ter candidíase como consequência de outro problema mais sério, o que explica a breve melhora que você obteve ao usar a pomada. Você precisa realmente consultar um médico que realize os exames necessários para que você possa obter um diagnóstico correto. Ninguém poderá fazer isso para você pela internet, você precisa ser visto pelo médico pessoalmente e realizar exames.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  77. Wendel says:

    Boa tarde. Acho que estou com candidíase pois tenho uma coceira que foi aumentando ao passar dos meses no saco escrotal. Fui num farmaceutico e ele me disse para fazer uso tópico de uma pomada a base de cetoconazol. Alguns dias depois apareceu uma vermelhidão no saco escrotal e assim persistiu durante 30 dias. O farmaceutico mandou então fazer uso oral de cetoconazol 200 mg por 20 a 30 dias. Estou no final do tratamento e nada. Daqui a 2 dias tenho consulta no dermatologista, mas pelos sintomas de coceira e vermelhidão tenho quase certeza absoluta de que é candidíase. Acredito que ele irá me passar algum outro medicamento e dirá que o cetoconazol acabou tornando o fungo ”resistente” ao medicamento. Achei muito interessante as respostas do site em relação a candidíase. Vejo que outros fatores influenciam na aparição desse fungo. Em breve contarei o que o médico me receitou. Um grande abraço a vocês do site. Estão de parabéns!

  78. rebeca says:

    oi tive candidíase quando estava gravida de 7 meses e isso ja faz um ano, mes passado tive cândida novamente e me tratei com os mesmos medicamentos da primeira candida que tive, agora que eu estou melhor e cuidando melhor de mim mesma mas as veses sinto uma cosseira rápida e depois passa o que pode ser? sera que nao me tratei direito?
    Por favor me ajudem.
    desde já agradeço

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Rebeca,

      A candidíase é muito comum, principalmente durante e logo após a gravidez. Todo mundo tem cândida na pele e é possível que agora que você já passou por uma gravidez, a quantidade de cândida em sua região vaginal seja um pouco maior ou o pH da sua vagina esteja um pouco mais ácido do que o normal, tornando a possibilidade de novos sintomas, mesmo fracos, muito mais prováveis do que antes da gravidez. A gravidez em si já aumenta as probabilidades de desenvolver candidíase recorrente para o resto da vida, então é algo que você precisará lidar e administrar. Higiene em si não é o fator mais importante, mas sim a alimentação, que deve ser pobre em açúcar e rica em probióticos e agentes antifúngicos como alho. Tem muita gente que controla muito bem a candidíase após a gravidez só dessa forma.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  79. Alexandra says:

    bom dia.queria uma ajudinha se possivel.fui mae ha quaze 3 anos e desde entao que tenho muitas infecoes urinarias…ha uns 9 meses fui ao hospital porque a infecao tinha passado para os rins,fiz o tratamento tal como recomendado e passou.nessa altura quando tinha rellaçoes com o meu namorado ele ficava cheio de bolinhas vermelhas no penis e dizia que dava comichao…apenas eu fiz o tratamento mas ele deixou de ter as manchinhas.agora,passado 9 meses quando temos relaçoes ele fica com uma manchinha vermelha no penis,é pequena(talvez do tamanho de uma ervilha) e é sempre no mesmo sitio mas depois desaparece….eu nao tenho ardor nem mais vontade de urinar,sinto-me normal.o que poderá ser?obrigada

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Alexandra,

      Infelizmente nós não podemos te ajudar com esse assunto. Nós somos especializados em candidíase recorrente, não em infecção urinária. As duas condições são extremamente diferentes uma da outra, uma sendo causada por fungos e a outra por bactérias. Causas e tratamentos são diferentes. Você deve conversar com um médico e verificar o que pode estar acontecendo no seu caso e quais as providências certas a tomar. Ninguém pode te ajudar na rede até que você tenha um diagnóstico preciso do que você tem e qual a causa do problema.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  80. Helena Alba says:

    Estou cheia de bolinhas na área genital, fora o imenso desconforto, ardor na hora de urinar, corrimento e espécie de íngua na virilha. Acho que é candidíase, mas como arde muito não tenho coceira, não dá nem pra encostar de tão sensível, e fico na dúvida também por conta das bolinhas (parecem espinhas, não bolhas)… é comum neste caso de candidiase?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Helena,

      É imprescindível que você evite tentar “adivinhar” o que tem procurando na rede e obtenha um diagnóstico médico primeiro. “Bolinhas” são mais comuns em casos de herpes e não candidíase, mas pode ser que você tenha mesmo candidíase. Somente um médico pode confirmar através de exames apropriados.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  81. joao marcos says:

    Boa tarde,primeira mente brigado por atençao,eu tive uma relaçao sexual com 14anos,com camisinha mais durante um momento eu tirei a camisia,e esfrequi meu penis na vagina da minha parseira,de pois da relaçao eu nao lavei meu penis,com dois dias quando fui lava,vi uma bolinhas vermelhas,um medico passou uns antipioticos,e pomada e dieta.melhorou com uma semana e meia n tinha mais nada.e dopois d um ano +- vou tou só ki com menos força,tomei uns atipioticos e passou,mais agora eu tomei duas ml de duratestom,comesou depois de duas semanas umas coseiras,tbm fis sexo sem proteçao com minha parseira,fui au medico ele passou uma p amada,contra micozes,tava vermelho e cosava,a vermelhitao pasou, mais a coseira continuava,durantum meis só q mais fraco,fui com outro medhpco ele olhou meu penis e disse ke era esesso de pele,e poriso tava dando uma elegia,e q pasaria se eu lavase apenas,fis uma relaçao com camisia,e nao aconteseu nada,fui au medico ele dise q nao iria aconteser nada d problema,entao fiquei despreucupado,sai fim de semana é domei bebida aucolica,oo outro dia mim masturbei,quando terminei fui lava tava vermelho e artente,fui au medico ele falou q era uma erlegia apenas e que eu nao deveria ter mim masturbado,disse que inh,pasou pamada p/ vagina mais eu pasei mais tive erlegia espalhou mais no penis,a coseira aumentou ,entao comprei uma pamada q servia para coseira e verida,melhorou a cada dia mais sarou em uma semana,logo depois d ter sarado esfrequi meu penis na minha parseira mas eu estava d roupa e ela tbm,sera qui eu tevo ter enprecionada meu penis c6 isso ou com a mastupaçao,poq logo apois ter feito uma desas coisas vou ficar ,vermelho e ardor ,fui com outro medico ele pasou um ezame d sangue e urhpna,mas nao deu mada..estava michando amarelo,e sentitou uma encomado do lamo direito,e e uma dor sinha muito pouca,ele pasou uma pomada chamada candicort,paroro de se espalhar e de cosar,apenas arde muito quando eu lavo,e sai uma agua utranspareinte,esa agua se pasar para outro canto ela fais ficar vermelho,tem quase treis semana,melhorou pouca coisa,a pomada empedi q agua se espalhe,e nao piore,porfavor descopa meu error de pórtugués,mais cha nao sei realmente um qui eu tenho,sou um rapais novinho18anos,cha to entrando em fase de tepreçao,mim achute pelo amor d Deus.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá João Marcos,

      Se os médicos te indicaram antimicóticos e pomadas, você tem candidíase mesmo. Agora, você tem que descobrir o que causa isso em você (não são as relações sexuais), pois a candidíase quando transmitida sexualmente vai e passa rapidinho, o que não parece ter sido o seu caso. No seu caso, você deve ter alguma condição alérgica, intolerância alimentar ou imunidade fraca mesmo. E isso não adianta tratar, você precisará trabalhar diretamente na causa do problema.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

    • joao marcos says:

      sera q pode ser pq eutenho um esesso de pele no meu penis,pd ser tbm calor ou roupas apertadas,
      rou um pouco molhadas,ou sera pq eu tenho parafimose.mim responda porfavor..pelo amor de Deus..pois eu preciso desa resposta”!

      • Equipe Candidiase tem Cura says:

        Olá João Marcos,

        Nós não podemos te ajudar da forma como você espera, infelizmente. Ninguém pode dizer pela rede porque você tem candidíase. Todas as razões que você citou são fatores que contribuem para a intensificação de um quadro de candidíase pré-existente, mas não são a causa, ou seja, não é a roupa apertada ou a pele em excesso que causa a candidíase. Talvez no seu caso seja uma combinação desses fatores. Isso você só pode ver com um médico pessoalmente.

        Atenciosamente,

        Equipe Candidíase Tem Cura

  82. Sakura says:

    Olá, to com dúvidas… estou com cadidíase, não é a primeira vez que tenho, e aconteceu o seguinte, eu usei uma lamina de depilação para depilar a vagina e logo em seguida depilei as axilas, isso ocorreu em uma tarde, quando chegou no dia seguinte de manhã, minhas axilas estavam irritadas, com marcas tipo de micose, despelando, com uma leve coceira e as marcas sao roxas e levemente inchadas, as duas axilas ficaram assim, pode ter sido uma contaminação da candidíase da vagina para a pele da axila???

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Sakura,

      Sim, isso pode ter ocorrido. Num caso de simples transmissão como esse, uma pomada comum para candidíase no local deve resolver o problema.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  83. filipe says:

    candidiase passa sem tratamento?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Sim, passa. Mas por que esperar sem usar medicamentos que aliviam os sintomas?

  84. filipe says:

    por favor me ajudem, nao sei como aconteceu mas estou com candidiase, eu quero saber se isso passa com o tempo sem precisar ir ao médico

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Filipe,

      Este site é dedicado a abordar a candidíase recorrente, o que é uma condição diferente da que você tem. O tipo de candidíase que você parece ter passa rápido, mesmo sem qualquer tipo de tratamento, ocorre geralmente por causa do calor do verão. Você, contudo, pode usar medicamentos para candidíase sem precisar ir a um médico. Basta ir até uma farmácia e pedir remédios para candidíase. Esses remédios são vendidos livremente em farmácias, sem necessidade de receita e sua utilização não implica em riscos para a saúde.

      O problema todo é você achar que tem candidíase, enquanto o problema é outro. Nesse caso, ver um médico é importante para obter um diagnóstico correto.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  85. pamela says:

    ola tenho 15 anos e num sou mais virgem
    bom eu e meu namorado estavamos transando e por um estante eu estava sentada perto do umbigo dele aiih nois acabamos de transar
    fomos toma banhoo
    quando eu percebiih na “barriga dele tava umas manchas de sanguee com um cheiro PODRE…
    assim qe cheguei na minha casaah com mt medooh de ser alguma doença fui olha minha vagina no espelho
    ela tava todaaa vermelhaa
    e com um carocinhoo do lado da linguinha pareçe uma espinha…ela tava coçando mt mt quano eu fui coçaaa…senti de novo aquele cheirooh,minha calcinha tbm estava com esse mesmo cheiro de sangue podre..pelo amor de DEUS me ajudeee pode ser alguma doença,pode ser oq?
    obrigada desde ja

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Pamela,

      Só mesmo um médico, pessoalmente, pode te ajudar. Ninguém pode fazer diagnósticos à distância, pela rede. O máximo que as pessoas podem fazer é dar palpites do que elas “acham” que é e isso não é bom. Você precisa ver um médico e fazer os exames apropriados para as possíveis doenças como herpes. Aqui nós só lidamos com candidíase e esses sintomas (sangramento, mal cheiro) não são sintomas dessa doença.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  86. Mariane Araujo says:

    Ola, tenho tido coceiras com frequencia, e de uns dois meses pra cá notei um corrimento as vezes esbranquiçado e as vezes amarelado- esverdeado, e agora estou tendo uma crise de coceira, corrimento, ardor muito grande ao urinar e deu ate umas feridinhas que ardem e coçam muito, eu posso estar com candidiase?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Mariane,

      Parece ser candidíase sim, mas pela duração dos sintomas como você relata, dificilmente os remédios para candidíase irão resolver o problema. Você pode certamente usar as medicações farmacêuticas clássicas para candidíase, as quais você pode comprar sem receita, apenas pedindo para o farmacêutico medicação para candidíase, mas é imprescindível que você compreenda o funcionamento da doença, como explicamos aqui no site, para que você consiga identificar o que está causando a candidíase em você.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  87. Ana says:

    Fortalecer o sistema imunologico com tratamentos naturais como capsulas de alho e oleo de côco podem tornar a candida mais resistente caso ela volte? Quando a candida pode criar resistencia? Outra duvida. “Tecidos” brancos nas fezes como se fosse fungos ou mesmo restos mortos de protozoarios pode indicar que ha candida intestinal?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Ana,

      Fortalecer o sistema imunológico nunca faz mal e nunca faz com que a cândida se torne mais resistente, mas mantenha em mente que tomar capsulas disso e daquilo não é a “chave” para a imunidade. A imunidade é muito mais do que uma questão de mera nutrição. Resíduos brancos nas fezes pode, mas não necessariamente, indicar que há candidíase intestinal. Contudo, é preciso analisar outros sintomas, pois a candidíase intestinal causa sintomas muito graves. É normal ter cândida na região intestinal, então se você tem só um pouquinho a mais, elas podem apresentar a cor branca ao sair com as fezes e isso não é nada de mais.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  88. Lucas says:

    Olá, tenho 19 anos e sou virgem, tenho problema intestinal (retocolite ulcerativa), e tive candidiase uma vez, falei ao meu medico e ele passou candicort usei durante algumas semanas e passou. Mais quando foi no final do ano de 2012 pra cá vem aparecendo três a quatro manchas na glande do meu penis, estou usando candicort mais quando passa um tempo volta de novo ! o que será isso ?
    (lembrando que tomo um remedio a base de mesalazina)

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Lucas,

      A sua candidíase é causada pelo seu problema intestinal, ao que tudo indica. Não adianta usar remédios achando que vai curar a candidíase, nesse caso. Pode usar os remédios sem problemas, mas sem perder perspectiva de que só o controle do seu problema intestinal e o enriquecimento da flora intestinal com probióticos é que fará com que a candidíase pare de se manifestar. Essas manchas podem ser candidíase, mas se você tem dúvidas de que pode ser outra coisa, não custa consultar um médico. Contudo, se você é virgem, a possibilidade de que seja uma DST é praticamente inexistente. Se piorar, entretanto, vá no médico, pois é preciso considerar outras possiblidades como câncer.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  89. Lucas says:

    Estou usando candicort novamente ! Acho que não chega a ser nada mais grave, são poucas manchas de 5 a 6 manchas muito pequenas, fiquei assustado porque nunca tive relações sexuais ! passei um tempo viajando e estava normal, e essa semana tive um pouco estressado e elas apareceram, será que o Stress influencia ?

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Lucas,

      A candidíase, na maioria dos casos, não é causada por contato sexual, então o fato de você ser virgem e ter candidíase não deve ser tratado com surpresa. Até mesmo bebês podem ter candidíase genital. O stress influencia sim, pois a candidíase pode aparecer como consequência de uma imunidade abalada e o stress reduz a imunidade.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  90. guteiberg says:

    Oi primeiro quero pararabenizar o ecelente trabalho qui vcs dezenvolve. Ja faz tres mês qui sinto uma coceira avermelhidao e cria uma massa na caberça do penis e quando vou tomar banho ardi muito oqui devo fazer isso estar mim encomodando muito……obrigado pela atençao.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Guteiberg,

      O ideal seria primeiro ver um médico se você ainda não foi diagnosticado por um profissional pessoalmente. É difícil dizer o que você deve fazer sem saber o que você tem. Para alívio dos sintomas que você está tendo você pode experimentar passar azeite de oliva no local várias vezes por dia para manter a região hidratada. O azeite de oliva também funciona como analgésico e pode ajudar com a ardência. No mais, você pode também tentar usar pomadas normais para candidíase, mas não há uma confirmação ainda de que seu problema é realmente candidíase. Contudo, o uso de pomadas não é prejudicial caso seu problema venha a ser outro e não candidíase, então você não tem nada a perder. Essas providências devem ser tomadas apenas nesse meio tempo até você ver um médico, ok?

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  91. Dimas Miranda says:

    Olá, boa tarde! Gostaria que me ajudassem, pelo amor de Deus! Eu estava fazendo um tratamento para tosse, no qual eu tomei o Antibiótico Cloridrato de Ciprofloxacino 500mg + Corticóide (Prednisona 20mg) + xarope por 10 dias. No 4º dia de tratamento me deu Candidíase Oral, isso é normal? Até quanto tempo depois o antibiotico e o corticoide fazem efeito? Por favor me ajudem.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Dimas,

      Sim, isso é normal, tão normal que muitos médicos são proativos e já prescrevem tratamento para candidíase junto com os antibióticos pois sabem que a probabilidade disso ocorrer é muito grande. Antibióticos afetam o corpo negativamente mesmo após muito tempo, podendo resultar em sintomas que aparecem 6 meses ou até mesmo 1 ano após o término do medicamento. A recomendação para candidíase causada por antibióticos sempre envolve a recuperação da flora intestinal (bactérias benéficas) que foi morta pelo medicamento. Você deve procurar fontes de probióticos (lactobacilos vivos) como iogurte, kéfir, mas o ideal é consumir capsulas de probióticos, pois estas contém muito mais organismos do que as fontes alimentares. Fortalecer seu sistema imunológico também é importante, mantendo sua alimentação saudável e tomando suplementos.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  92. Daniel Roberto says:

    Olá td bem?Desde 2007 tenho problemas de intestino e nenhum médico descobre oq eu tenho,falam de Síndrome do Intestino Irritável,a Inexpecífica e mais uma outra e nunca fico bom,já fiz 3 colonoscopia,endoscopia,transito-intestinal e nada aponta de mal…tudo q como e bebo eu acabo passando mal,fui procurar um problema para im odor horivel no pênis e acabei achando falando disso e citou o intestino q aponta q não acha a causa em exames,o médico q vou atualmente é excelente,o único q estou me sentindo melhor e vou comentar dessa doença com ele e espero alguma informação em base do q escrevi tb…muito obrigado e fiquem com Deus.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Daniel,

      Realmente, os médicos tem dificuldade para achar a candidíase no intestino e alguns médicos, devido a essa dificuldade, ignoram essa possiblidade completammente, dizendo que essa doença “não existe”! O ideal é que você tome as rédeas da situação, não deixando de consultar médicos, se necessário, mas investigando e tomando providências sozinho em busca de uma melhora, pois se você realmente tiver candidíase intestinal, não tenha esperança de médicos possam te ajudar, eles simplesmente não sabem o que fazer. O livro Candidíase Tem Cura pode te ajudar muito a investigar qual o seu real problema, você já leu o livro?

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  93. Daniel Roberto says:

    Muito obrigado pela resposta,nem sei se falo q fiquei feliz de ouvir isso…hehehe,mas pelo menos vou em busca de uma solução,o q esta agora é saber se realmente eu tenho isso mesmo,o médico q eu vou ele não liga se a consulta vai demorar ao contrario de muitos q já dispensam o paciente,ele aprofunda realmente no problema da pessoa,ele diz q se especificou no problema q aparenta q eu tenho como eu citei antes,agora dessa doença q achei sem querer eu vou ver com ele mesmo,em relação ao livro eu não ouvi pq achei o site de “vcs” sem querer,se puder dar alguma informação sobre ele eu agradeço tb,muito obrigado mesmo.

    • Equipe Candidiase tem Cura says:

      Olá Daniel,

      Informações sobre o livro podem ser obtidas se você clicar em qualquer link que indique o livro, como na coluna ao lado do conteúdo aqui no site.

      Atenciosamente,

      Equipe Candidíase Tem Cura

  94. REGRAS PARA COMENTÁRIOS

    1. Dê uma lida no conteúdo do site antes de fazer uma pergunta! A maioria das dúvidas já estão esclarecidas nos inúmeros artigos e perguntas já respondidas.

    2. Respeite os outros comentaristas e autores. Comentários com linguagem inapropriada ou ofensivos com relação aos outros comentaristas ou aos autores não serão aprovados.

    3. Seu comentário (ou pergunta) permanecerá em status de moderação até que seja respondido por um autor e não aparecerá no site até então. Por favor não poste sua pergunta repetidas vezes caso não veja o comentário no site, apenas aguarde a moderação.

    4. Postagem de links é expressamente proibida. Comentários com links não serão aprovados e serão excluídos.

Deixe seu comentário

Current day month ye@r *