- Candidiase Tem Cura - http://www.candidiasetemcura.com.br -

Existe exame para diagnosticar a candidíase intestinal?

Essa é uma pergunta que recebemos bastante e é natural depois de muitas pessoas descobrirem que a causa de seus problemas de saúde, incluindo a candidíase genital, pode ser a candidíase intestinal. É normal então que o próximo passo seja perguntar: como diagnosticar a candidíase intestinal? Existem exames?

Mas infelizmente a resposta é não! Não existem exames e não é possível diagnosticar a candidíase intestinal no consultório médico. Por quê? A cândida é um fungo que vive normalmente em nossa pele e trato gastro-intestinal. Qualquer exame identificará a presença do fungo. Isso não quer dizer que a pessoa tenha candidíase, pois a presença da cândida é revelada em exames para todo mundo.

As colônias de cândida que parasitam os intestinos não saem com as fezes e por isso não há qualquer diferença em exames de fezes feitos em uma pessoa com saúde normal e outra com candidíase intestinal.

Como diagnosticar a candidíase intestinal, então?

Infelizmente você não poderá contar com a ajuda de médicos para diagnosticar uma possível candidíase intestinal. Isso porque médicos contam fortemente com a ajuda de exames para diagnosticar seus pacientes e não é possível diagnosticar a candidíase intestinal dessa forma. A única forma possível de presumir (ainda sem qualquer certeza) de que você tem candidíase intestinal é através de longa observação dos seus sintomas e reações do seu próprio corpo. Você é a única pessoa que pode fazer isso, obviamente, a não ser que você seja casado com um médico ou possa carregar um com você 24 horas por dia! Isso porque só mesmo você poderá observar seu próprio corpo ao longo do tempo. Não adianta ir numa consulta médica e esperar que o médico faça mágica em alguns poucos minutos de conversa. Médicos não são adivinhas!

Veja aqui uma lista de sintomas da candidíase intestinal [1].

Se você tem alguns desses sintomas, isso não signfica que você tenha necessariamente candidíase intestinal! Consultar um médico na fase inicial do seu processo de investigação é útil. O médico não será capaz de dizer se você tem ou não candidíase intestinal, mas outros exames para outras doenças poderão dizer se você tem algum outro problema como doença de Crohn, síndrome do intestino irritável [2], diverticulose, ou doenças não relacionadas aos intestinos, mas que causam problemas similares, geralmente doenças imuno-depressoras.

É importante estar ciente, porém, de que muitas outras doenças, principalmente relacionadas a processos digestivos e intestinais como a síndrome do intestino irritável, estão também ligadas à candidíase e uma pode causar a outra.

O livro Candidíase tem Cura [1] oferece uma boa ajuda para organizar seu processo de investigação e diagnóstico da candidíase intestinal.